Aproximação de PSB e PCdoB promete estremecer o meio sindical
O movimento que visa criar uma nova central sindical de trabalhadores reuniu-se na última quarta-feira (08) na Contimaf (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos Fluviais e Aéreos nos Portos), no Rio de Janeiro (RJ), para debater o
Publicado 14/08/2007 17:26
Ficou definido para os dias 23 e 24 de agosto a realização de um seminário, em Brasília, onde será discutida a organização da nova entidade. Um dia antes, os membros da SSB (Sindicalismo Socialista Brasileiro), corrente que representa o setor sindical no PSB, se reunirão com objetivo de afinar o discurso para o encontro.
De acordo com o professor Joilson Cardoso, secretário sindical do PSB, cerca de 35% dos filiados da CUT devem aderir à nova central. O grupo congrega, além da SSB e de sindicalistas independentes, lideranças ligadas à CSC (Corrente Sindical Classista), tendência sindical do PCdoB. “A aproximação do PSB e do PCdoB, juntamente com setores independentes, promete estremecer o meio sindical”, acredita Joilson.
A comissão representativa ainda não definiu o nome da nova entidade, mas a concepção sindical já está em estado adiantado. A nova central será formalmente criada assim que o Congresso Nacional aprovar a medida provisória sobre a legalização das centrais sindicais no país – o que está previsto para o final do ano. Até lá, serão criadas estratégias para atrair outros segmentos do movimento sindical.
Geopolítica
Essa aproximação entre os dois partidos repete o movimento ocorrido desde o início do ano, quando PSB e PCdoB criaram – junto com outras legendas – o Bloco de Esquerda da Câmara dos Deputados, por ocasião da eleição da nova mesa diretora da Casa. Em seguida, o Bloco ampliou-se para o Senado e, depois, transformou-se na “Frente de Esquerda”, movimento político-eleitoral que conta, inclusive, com um programa de propostas para o país.
Também no movimento estudantil os dois partidos estreitaram laços e venceram as eleições da União Nacional dos Estudantes (UNE). A mais tradicional entidade estudantil do país é agora presidida pela gaúcha Lúcia Stumpf (filiada ao PCdoB) e tem na vice-presidência o carioca Rilden Ramos (da Juventude Socialista Brasileira, ligada ao PSB). Joilson Cardoso entende que esta nova fase dos movimentos sociais influenciará toda a geopolítica nacional.
Para o Coordenador Nacional da CSC, João Batista Lemos, ''o Bloco de Esquerda foi uma passo importante de aproximação entre partidos identificados com um projeto de desnvolvimento para o País; o movimento por uma central classista não se deu em função da existência Bloco, mas foi ajudado com a sua constituição.''
Conjuntura
O pano de fundo de todo esse movimento é o rearranjo das forças políticas do País. A busca de uma nova alternativa para o movimento sindical que represente socialistas e comunistas se dá em função de uma conjuntura adversa. “A CUT não se diferencia mais do sindicalismo de resultados que tanto combateu”, justificou Joilson. O sindicalismo de resultados é uma prática muito criticada por lideranças de esquerda. “Em vez de ajudar, ele prejudica os trabalhadores”, explicou o secretário sindical do PSB.
Segundo ele, o hegemonismo da Artsind (corrente majoritária da CUT) interfere na democracia interna da entidade e não abre espaço para outras formas de pensamento. Mas, para Joilson, a maior decepção ocorre por causa da aproximação da CUT com setores conservadores da sociedade. “A Central Única dos Trabalhadores não se preocupa mais com a combatividade que a originou, na década de 80”, lamentou o sindicalista.
Apesar das críticas, Batista da CSC, afirma que a relação da central que nascerá com as demais – inclusive a CUT – será de diálogo. ''Temos muitas críticas a corrente majoritária da CUT, a Artisind, mas isso não significa que vemos a CUT como uma inimiga da central que está por vir. Pelo contrário, apesar das divergências, nossa luta será pela unidade de todos os trabalhadores contra o desmonte de direitos conquistados e pelo avanço nas suas conquistas.''
Fonte: Da Redação com informações da Imprensa Portal PSB