Sem categoria

Irã acusa EUA de apoio a bandos terroristas no Iraque

O ministro da Defesa iraniano, Mostafa Mohammad Nayyar, acusou os Estados Unidos de apoiarem clandestinamente “bandos terroristas” que operam no Iraque, informou na segunda-feira a agência de notícias iraniana Irna.

Em reunião com os membros da Comissão Diplomática do ministério, Nayyar repudiou as acusações formuladas pelo presidente americano George W. Bush de que o Irã abastece com armas a resistência iraquiana.



“Bush foge da responsabilidade, mas são eles que apóiam os bandos terroristas no Iraque”, afirmou.



“Um Iraque seguro e unido poderia ser um fator importante na estabilidada da região”, assinalou o ministro, “mas ao governo americano é preocupante a distensão e a pacificação desse Estado e da região, porque isso colocaria em discussão a sua presença no Oriente Médio”, considerou.



“O bem-estar, a segurança, o progresso e o desenvolvimento à luz de uma administração independente e popular, e boas relações com os países vizinhos serão uma realidade no Iraque”, apostou Nayyar.



A política estratégica e inalterável de nossa nação é reforçar e ampliar as relações com os países da área, em particular com os vizinhos, e não permitiremos que Washington ou Telavive provoquem tensões”, continuou.



O general Nayyar assinalou que estimular as relações em matéria de defesa e de segurança com outras nações da região é um dos pilares em que se sustenta a diplomacia defensiva iraniana.



“Nesse sentido, mantemos ótimos intercâmbios com a maioria dos países do mundo, e estamos trabalhando para ampliá-los”, explicou.