Sem categoria

Ubes pode realizar maior Coneg da sua história em setembro

O 10º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que ocorrerá de 6 a 9 de setembro na capital paulista, pode ser o maior já realizado nos 59 anos da Ubes. Foram pré-inscritas 915 entidades,

O Coneg reúne entidades municipais, estaduais e regionais de estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e de cursinhos pré-vestibulares e profissionalizantes de escolas públicas e privadas.


 


Segundo informação divulgada no EstudanteNet foram pré-credenciadas ao 10º Coneg na última quinta-feira (9) – quando se encerrou o prazo de pré-credenciamento – 915 entidades de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal.


 


Se as entidades pré-inscritas apresentarem a documentação necessária para o credenciamento ao fórum, o 10º Coneg poderá superar a marca do 6º, realizado em São Paulo em 1999 e que reuniu 500 entidades de todo País, o maior Coneg até então da história da Ubes.


 


Se por um lado as lideranças comemoraram esse resultado, por outro estão cientes de que este é apenas o começo, já que das 5564 cidades brasileiras apenas cerca de 11% (650) possuem algum nível de organização estudantil ligada a Ubes – segundo os dados.


 


''Estamos muito felizes com o resultado desta quinta e sabemos que ele é fruto de um longo esforço para ampliar o diálogo com a diversidade que há na rede do movimento estudantil. Porém, também sabemos que há muito ainda a ser feito'', disse ao Vermelho Thiago Franco, presidente da Ubes.


 


Ele cita como primeiro desafio a garantia que, passado o pré-credenciamento, todas as entidades apresentem a documentação necessária para se efetivarem ao Coneg. ''E mais difícil ainda: fazer com que as entidades cheguem a SP em setembro. Portanto, comemorar mesmo, só depois que começar o Coneg com todos os representantes pré-credenciados em SP'', concluiu.


 


O secretário geral da Ubes, Sandino Patriota de Almeida Coelho, concorda com Thiago. ''Antes de mais nada é preciso esperar o credenciamento em setembro, quando será averiguada a documentação das entidades, pois o maior Coneg da Ubes não pode ser feito com base em entidades cartoriais, que não tem expressão real no movimento'', argumentou.


 


Participação


 


Thiago credita os números da pré-inscrição a medidas inovadoras que a Ubes tomou para convidar entidades estudantis a participarem do Coneg e a nova realidade pela qual passa o País.


 


Ele informou que foram enviados convites a todas as entidades que participaram dos últimos três conegs da entidade (2005, 2003 e 2001) e também para àquelas que confeccionam a carteira nacional de identificação estudantil emitida pela Ubes.


 


Mas, para o líder secundarista, outros foram os fatores decisivos para o expressivo crescimento do pré-credenciamento. ''Depois de oito anos de governo FHC e o neoliberalismo no Brasil, o governo Lula significou um novo tempo para os estudantes, de mais democracia na escola e participação, ainda que sejam inúmeros os limites de seu governo'', agregou.


 


Thiago também citou as campanhas pela construção de grêmios e entidades municipais e estaduais promovidas pela Ubes, além das campanhas educacionais, como fatores que ajudaram o 10º Coneg.


 


''Em muitas escolas ainda encontramos resquícios dos anos de chumbo da Ditadura, mas no geral o movimento estudantil superou esse momento de repressão. As campanhas pela participação e organização que a Ubes tem promovido, além das lutas pelo passe livre e por mais investimentos na educação, também ajudaram para esse resultado'', defende.


 


Unidade


 


Apesar de 915 entidades terem se pré-inscrito, na verdade apenas 740 poderão se credenciar. Isso se dará porque há 175 entidades que se pré-credenciaram para representar o mesmo número de estudantes.


 


É a já conhecida divisão no movimento estudantil secundarista que faz com que em pelo menos oito das 27 capitais haja mais de uma entidade municipal. Só em Maceió e Belém há quatro uniões municipais diferentes que reivindicam legitimidade.


 


''É lamentável que em muitos estados e cidades o movimento estudantil atue dividido em inúmeras entidades. Isso enfraquece a possibilidade dos estudantes de conquistarem mais vitórias e fortalece uma concepção de movimento divisionista estimulado, muitas vezes, por outros interesses que não os defendidos pelos estudantes nessas cidades'', explica Thiago.


 


Os dados do pré-credenciamento são alarmantes neste sentido. No RS há 146 entidades inscritas, dessas 37 são entidades duplicadas. Já em PE há 93 inscritas e 24 duplicadas. (Veja tabela ao lado)


 


O campeão da divisão do movimento é o estado do CE. Das 42 entidades inscritas, 19 são duplicadas, sendo que há duas entidades estaduais e quatro só na capital.


 


''Esperamos que esse Coneg contribua para fortalecer a unidade no movimento estudantil secundarista, sem ela a luta perde espaço'', conclui o presidente da Ubes. 


 


Coneg


 


Com o tema ''Educação de qualidade por um país mais soberano'', o Conselho de Entidades decidirá a posição da Ubes sobre Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e aprovará um documento com as opiniões, críticas e sugestões ao projeto que ficou conhecido como o ''PAC da Educação''.


 


Para efetivar seu credenciamento ao 10º Coneg as entidades pré-inscritas devem encaminhar à sede da Ubes (Rua Vergueiro, 2485, Vila Mariana, São Paulo/SP – Cep: 04101.200) até dia 28 de agosto, as cópias dos seguintes documentos:


 


– Ata de Fundação
– Estatuto
– Ata de Eleição e Posse da atual diretoria
– Ata de indicação do delegado (representante da entidade ao Coneg) com 51% das assinaturas da diretoria da entidade
– Material que comprove a existência da entidade (matéria em jornal, cartaz, panfleto, ou outro documento de mesmo valor)


 


Veja a lista das entidades pré-credenciadas para o 10º Coneg da UBES