Sem categoria

Israel impede entrada de material escolar em Gaza

O exército israelense impediu a entrada de papel para a fabricação de livros destinados às crianças da Faixa de Gaza, de acordo com denúncia feita nesta terça-feira (21) pelo Centro de Investigação e informação Palestino-Israelense (CIIPI).

Um comunicado emitido pela instituição conta que as crianças palestinas começarão as aulas em setembro sem material escolar, se o comando militar retiver a entrada de cinco caminhões carregados de papel na região.



O Ministério de Defesa israelense estuda se a carga é parte de material considerado como ajuda humanitária, que deveria ingressar na Faixa de Gaza, bloqueada desde 14 de junho passado, quando foi tomada pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).



As escolas da região recebem financiamento da Agência para os Refugiados Palestinos das Nações Unidas, de acordo com a nota.



O CIIPI sempre defendeu a educação como via para conseguir a paz entre os israelenses e palestinos, mas “consideramos que não se pode obter a paz entre os dois povos se for negado às crianças o direito de aprender”, argumenta o comunicado.



Os ativistas pediram ao titular da Defesa, Ehud Barak, à ministra da Educação Tuli Tamir e à chanceler Tzipi Livni que intervenham na questão.



Um funcionário da administração civil do exército, que serve de coordenação com a Cisjordânia e Gaza, comentou que, se o papel é uma doação para o Hamas, “Nós não permitiremos sua entrada”.



O responsável pelo escritório, Shlomo Dror, disse à mídia que na semana passada 22 caminhões com material escolar passaram rumo à Faixa de Gaza a pedidos da Autoridade Nacional Palestina.



Dror afirmou ainda que “a nova carga pode estar destinada a publicações do movimento islâmico, que imprime livros destinados a incitar a violência contra Israel”.



“Negociamos apenas com a ANP e de acordo com os pedidos deles, mas não com o Hamas”, finalizou.