Chapa da UJS e aliados vence eleição do D.A. do CERES

Eleição foi realizada na última terça-feira e apontou para o avanço do movimento estudantil e do D.A. seridoense.

A chapa 1 – ''eu quero criar outro samba, sem rasgar a velha melodia'' encabeçada por Francisco Félix venceu a eleição do Diretório Acadêmico do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, na última terça-feira, dia 21. A Chapa venceu a eleição com uma diferença de 6 votos para a chapa 3.


 


Diversidade na formação da chapa


A diversidade da chapa 1, com os candidatos e apoiadores de diferentes cursos, credos e religiões foi primordial para a vitória. As demais chapas representavam grupos pequenos e fechados, chegando as mesmas a não se pronunciarem a respeito de variadas questões, entre tantas, diversidade sexual e gênero.


 


Representantes do DCE-UFRN são vaiados no CERES


Momento inesperado desta eleição foi o discurso de representantes do Diretório Central dos Estudantes da UFRN na praça do Campi de Caicó, quando os mesmos alegaram lutar pelo vinda do Circular, sendo imediatamente desmascarados pelos próprios alunos seridoenses. Como todos sabem, o D. A. na sua gestão anterior é que vinha lutando pela implantação do circular. Depois das vaias, a chapa 2 apoiada pela atual gestão do DCE-UFRN, chegou ainda a tentar formular uma aliança de última hora com a chapa 3.


 


Retaliações das chapas adversárias


A chapa 3 considerada “da igreja” por apresentar líderes pastorais católicos chegou a retaliar o candidato Félix, difamando e usando de inverdades acerca do trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo D.A. Segundo o presidente da gestão anterior e atual secretário de formação política Joseílson Ferreira, isso se deve a acolhida e credibilidade que a última gestão tem no CERES. Nas palavras de Joseílson: “O D.A. estava sem atuação até nós entrarmos. Os alunos sabem que fizemos muita coisa apesar de termos pego um D.A. parado. As chapas adversárias entraram na disputa depois que arrumamos a casa.”


 


Perseverança e luta marcaram a eleição


Sem contar com o poderio econômico que as demais chapas tiveram, a chapa 1 ganhou na raça com poucos recursos, mas acima de tudo mostrando o trabalho já realizado com a intenção de não parar e avançar. O presidente Francisco Félix ressaltou que “agora vamos chamar as demais chapas para discutir melhorias para o CERES, aqui o que vale é lutar pela melhoria do Campus. O D.A. é dos acadêmicos do CERES e não de pequenos grupos.”


 



De Caicó(RN), Arthur Varela, com fotos de Clícia Medeiros.