Sem categoria

Brasil dirá “não” ao padrão OpenXML da Microsoft

O site Computerworld informa que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) irá rejeitar, na reunião da International Organization for Standardization (ISO) o padrão de documentos OpenXML, proposto pela empresa Microsoft.

Em 2006 a ISO havia definido o padrão aberto ODF para documentos eletrônicos. A adoção desse padrão significa que os usuários, para abrir e usar arquivos eletrônicos, não serão reféns de um único produto. Ou melhor, de uma única empresa, no caso a Microsoft.



Mas a Microsoft não desistiu de tentar impor o seu padrão. A empresa solicitou, após a decisão da ISO pelo ODF, um procedimento de urgência (fast track) para a avaliar o seu OpenXML. Em vista do pedido, a ABNT apresentou um relatório na última reunião de sua comissão técnica, terça-feira (21/08) , rejeitando o padrão e apontando 63 problemas relacionados ao OpenXML .



A ABTN é quem vota pelo Brasil na ISO. apesar de ser uma organização não-governamental, de direito privado,ela tem acompanhado as posições do governo brasileiro em defesa do software livre nos fóruns internacionais. O Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC também havia solicitado para a ABNT rejeitar o OpenXML. A decisão da ISO será tomada em 2 de setembro e afetará usuários em todo o planeta.



Fonte: Na Periferia do Imperio – http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com