Sem categoria

Chávez desmente rumores sobre morte de Fidel

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desmentiu neste sábado (25) os recentes rumores sobre a morte do líder cubano, Fidel Castro, que continua afastado do governo de Cuba há um ano por problemas de saúde.

Em um ato, Chávez, disse que “vão ficar frustrados” aqueles que desejam a morte de seu aliado e colega de Cuba, quem reiterou que “viverá sempre” no povo venezuelano e cubano.


 


Os rumores sobre Fidel circularam com força nas últimas horas, especialmente em páginas da Internet, nas quais se especulou sobre sua morte, com informações provenientes, em sua maioia, de Miami.


 


Nesta sexta-feira, o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, também negou que o presidente de 81 anos esteja morto.


 


Pérez Roque garantiu em Brasília, onde participa do 3º Fórum de Cooperação América Latina-Ásia do Leste, que Fidel continua “seu processo de recuperação” e mantém contato constante com os dirigentes de seu país.


 


Fidel foi visto em público pela última vez em 26 de julho de 2006, e através de vídeo no último dia 5 de junho. Os rumores sobre sua morte se tornaram mais freqüentes desde que foi submetido a uma intervenção cirúrgica intestinal há três meses.


 


Chávez, amigo íntimo e admirador do líder cubano, com quem freqüentemente conversa por telefone, negou há apenas uma semana que Castro estivesse em estado grave de saúde e entubado, como garantiam notícias que circularam pela Internet.