Eleições 2008 coloca PCdoB/Caico no centro da política

A corrida sucessória para a prefeitura de Caico em 2008 promete muitas discussões de bastidores para consolidar as alianças até que sejam definidos os nomes que disputarão a prefeitura do maior município da região Seridó. As últimas pesquisas de opinião p

O quadro político indica que será difícil os quatro partirão para candidaturas próprias. As prováveis alianças surgem em torno de que dois e no máximo três deles se lancem candidatos a prefeito. O compasso de espera gira em torno da decisão da governadora Wilma de Faria, é ela que dará a palavra final na escolha entre Roberto Germano e Bibi Costa como o candidato do sistema. O problema para Wilma é que nenhum dos dois parece dispostos a abrir mão da disputa.


 


Caso Wilma opte por Bibi, é muito provável uma aliança de Germano com o grupo político de Álvaro Dias(PDT). Pacífico, então, seria o vice na chapa. Se a governadora preferir por Germano, seria uma incógnita a posição de Bibi — apoiaria o nome do ex-prefeito ou mudaria de partido e romperia com o sistema? Faria uma aliança com o sistema de Álvaro?


 


A chapa dos sonhos dos setores progressistas seria uma chapa formada por Roberto Germano e José Rangel. Seria a concretização da criação da terceira força política do município, que ao longo das últimas décadas foi dominado pela “Bandeira Vermelha” de Vivaldo Costa e a “Verde” de Manoel Torres.


 


Roberto Germano esta fortalecido


 


O ex-prefeito Roberto Germano governou Caicó de 2001 a 2004. Em 2003, rompeu com o sistema político dos deputados Álvaro Dias e Dadá Costa. Ingressou no PSB da governadora Wilma de Faria e chegou em 2004 pensando na reeleição.


 


Na época, as pesquisas de consumo interno mostravam que era o favorito. Mas prevaleceu a força política do deputado Vivaldo Costa. Ele convenceu que Wilma vetasse através do PSB a candidatura de Germano.


 


Sem alternativas, o então prefeito se viu obrigado a apoiar o nome de Bibi Costa e indicou o vice na chapa, o advogado Junior Germano.


 


Ressabiado, o ex-prefeito deixou o PSB e se filiou ao PCdoB. Na eleição passada se candidatou a deputado estadual. Conquistou 11.806 votos e não foi eleito, mas conseguiu uma expressiva votação em Caicó que custou a eleição de Vivaldo Costa.


 


O ''papa-jerimum'' ficou na suplência por pouco mais de 300 votos. Votos que teriam vindo, com certeza, dos 6.893 votos que Germano conquistou somente em Caicó. O desempenho do ex-prefeito acabou por fortalecê-lo ainda mais na corrida sucessória de 2008.


 


De Caico(RN), Jan Varela, com informações do www.nominuto.com