Sem categoria

Fração comunista na CONAM define agenda de mobilizações

A fração dos comunistas na Executiva da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) reuniu-se na sede do Comitê Central do PCdoB, no último dia 21 de agosto, com o objetivo de debater a conjuntura política internacional e nacional, a agenda

Composta por Wander Geraldo, presidente da CONAM, Veruska Franklin de Carvalho, 2ª vice-presidente, Bartíria da Costa, tesoureira, Ramiro Cora, 2º secretário, Fernando Eliotério, diretor de Políticas Sociais e Pedro Dias, diretor de Formação, a fração debateu o quadro político nacional, os desafios na luta antiimperialista e as últimas resoluções do Comitê Central. Em especial, foram discutidas as quatro principais tarefas aprovadas na reunião do CC, a atividade da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e a importância do fortalecimento da mesma nos estados.


 


 


Também se debateu a necessidade de construção de uma agenda de luta unificada com o conjunto dos movimentos que integram a CMS. Elencou-se a agenda de lutas e mobilizações do Fórum Nacional de Reforma Urbana no início de outubro e a participação no Fórum Social do Mercosul, que será realizado na semana de 26 de janeiro de 2008, em Curitiba. A participação nos processos de conferências das Cidades e da Saúde foi também alvo de debates.
 


 


Sobre a atuação no movimento comunitário, ficou evidente a necessidade de construir, junto aos Comitês Estaduais do PCdoB, no período de realização das conferências estaduais, um debate para dar mais qualidade política, ampliar a influência junto à população e também fortalecer a construção do PCdoB nos movimentos populares como moradia, saúde, educação, esporte, cultura e tantas outras  lutas em torno das quais  diariamente a população se organiza.


 


 


Por fim,  discutiu-se a necessidade de iniciar um processo de formulação política de atuação no movimento e na CONAM. O objetivo é construir uma plataforma de atuação para o Congresso da CONAM (a ser realizado em 2008) e para a próxima gestão, que se estende de 2008 a 2011.


 


 


Essa plataforma servirá para o debate no processo de mobilização do Congresso da CONAM a ser realizado em maio de 2008 e que será iniciado a partir da reunião do Conselho Nacional de Entidades Associadas (CONEA).


 


 


A Executiva da CONAM, reunida no dia 22 de agosto, convocou a reunião do CONEA para os dias 3 e 4 de Novembro, em São Paulo, onde participarão mais de 120 conselheiros.