Cebrapaz relata notícias do Conselho Mundial da Paz
Aconteceu entre os dias 26, 27 e 28 de agosto em Caracas, Venezuela, uma jornada de atividades do Conselho Mundial da Paz (CMP), entre as quais sua reunião de coordenação regional. o Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz)&
Publicado 29/08/2007 20:42
Com a participação de organizações de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Uruguai, Paraguai, Republica Dominicana e Grécia como convidadas, a reunião teve como objetivo analisar o contexto internacional e latino americano, e iniciar os preparativos para a realização da próxima Assembléia Mundial pela Paz, que acontecerá em abril de 2008, na Venezuela.
Em suas palavras de abertura, Orlando Fundora, cubano, presidente do CMP, ressaltou a importância do fortalecimento da luta pela paz no atual contexto internacional onde as ameaças à paz têm sido a cada dia mais graves, dado ao fato de que o imperialismo norte americano centrar sua estratégia de hegemonia mundial na “guerra preventiva e a luta antiterrorista”.
Luta pela paz
Rubens Diniz, em representação do Cebrapaz afirmou, que para “a luta pela paz é contra o imperialismo, e suas guerras de opressão.” Ao se referir ao processo de preparação da assembléia no continente, Diniz destacou a necessidade de “organizar a luta pela paz em nossa região a partir das peculiaridades da própria América Latina. “A luta pela paz estar vincula as batalhas que são travadas hoje em nosso continente, ela deve ser concebida como uma bandeira transversal, que se vincula a outras lutas e movimentos que não necessariamente são pela paz, mas que contribuem com esta causa, fortalecendo desta forma a concepção de trabalhar em alianças, na construção de uma grande frente antiimperialista e pela paz”, explicou.
A reunião destacou que a construção da Assembléia Mundial pela Paz deve ser feita através da realização de campanhas, lutas concretas que o CMP possa impulsionar. Neste sentido, o Cebrapaz colaborou apresentando três temas que devem estar no centro dos preparativos da assembléia no continente.
Três temas
A primeira diz respito a luta pela integração latino americana – impulsionada a partir da chegada ao poder de governos progressistas, processo de integração latino americana possui uma forte conotação antiimperialista, e caráter contra hegemônico. “A paz que defendemos é a do respeito à soberania das nações, da autodeterminação dos povos e de seu desenvolvimento. Consolidar o processo de integração regional é fazer desta continente uma zona de paz, livre da influencia do imperialismo e de suas guerras”, disse Diniz.
A segunda se refere a batalha contra as bases militares estrangeiras no continente. O Brasil esta cercado por um grande cinturão, composto por bases e aparatos de observação militar, que se inicia na Guiana chegando até a zona da Tríplice Fronteira. Sempre localizados em pontos estratégicos e de grande concentração de recursos naturais, tais estruturas fazem parte hoje do aparato de intimidação e agressão dos Estados Unidos na região. “O CMP deve impulsionar campanhas com este eixo no marco dos preparativos de sua assembléia”, acresentou Diniz.
E por fim, a luta contra os resquícios do colonialismo. “Faz parte do esforço de preparação a denúncia da existência em nosso continente em pleno século 21 de várias colônias das grandes potencias mundiais – como é o caso da Guiana Francesa, Aruba, Curazao, Porto Rico entre outras”, concluíu Diniz.
Caracas à disposição
Durante os dias do evento, os participantes tiveram a possibilidade de participar de um do programa Aló Presidente, em que Hugo Chávez, presidente da Venezuela, assumiu o compromisso publico de apoiar a realização da Assembléia do Conselho mundial da Paz em abril de 2008 em Caracas. “Chávez ressaltou que a Venezuela esta a disposição para ser a capital mundial da luta pela paz, e aproveitou parta exigir que o presidente Bush ponha um fim imediato as agressões aos povos do mundo e que retire de imediato suas tropas do Iraque”, agregou o representante do Cebrapaz.
O Cebrapaz esta iniciando o processo de debates e para preparação da delegação brasileira a Assembléia do CMP. O objetivo é levar uma grande e representativa delegação dos lutadores pela paz e contra o imperialismo do Brasil. Nos próximos meses o Cebrapaz estará debruçado em organizar encontros estaduais, seminários, colóquios como forma de organizar a delegação brasileira ao encontro.
Como parte deste esforço o núcleo do Cebrapaz em São Paulo irá realizar nesta quinta (31), às 19h uma reunião para iniciar os preparativos em SP. A reunião irá acontecer na sede do Cebrapaz, rua dos franceses n.04, Bela Vista, SP.