Sem categoria

Venezuela sediará Assembléia do Conselho Mundial de Paz

A Venezuela será a sede da Assembléia do Conselho Mundial da Paz, em abril de 2008. A informação foi confirmada pelo próprio presidente Hugo Chávez, em seu programa de televisão, no último final de semana. A iniciativa foi sugerida pela coordenadora do Co

A funcionária destacou que o organismo tem o legítimo orgulho de lutar contra a guerra imperialista há 58 anos. Nesse sentido, agregou que os membros do Conselho seguem lutando ''contra a guerra de George W. Bush e o imperialismo, além de seguirmos defendendo a soberania e os direitos dos povos''.



Da mesma forma, Bertachini expressou que o Conselho espera que a Venezuela seja a capital mundial da luta pela paz e contra a guerra. Por sua vez, Chávez Chávez solicitou à chancelaria venezuelana para trabalhar em coordenação com o Parlamento Andino para realizar a Assembléia.



Durante seu programa, o presidente venezuelano mais uma vez exigiu que Bush, em nome dos povos de todo mundo, retirasse as tropas imperialistas do Iraque, ''para que cesse de uma vez por todas essa guerra, esse atropelo, esse genocídio contra um povo inocente''.



Para Chávez, o Iraque está vivendo uma catástrofe. ''As crianças estão morrendo de fome, de enfermidades, são cem guerras no mesmo solo. O império norte-americano transformou o país em um verdadeiro inferno'', disse.



Chávez assinalou que o socialismo é a única solução possível para erradicar a violência. ''Somente o socialismo poderá diminuir progressivamente a injustiça. E quando acabar a injustiça, acabará também a violência social e política, e também serão encerradas as guerras, já que todas têm a mesma origem: a ambição materialista, hegemônica, das potências contra os povos do mundo'', finalizou.



Fonte: APM – Agência Periodística del Mercosur