Venezuela pode retornar à Comunidade Andina, diz Chávez
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste sábado (1º/9), em Bogotá, que seu país está disposto a retornar à Comunidade Andina (CAN), da qual se retirou formalmente em 22 de abril do ano passado.
Publicado 01/09/2007 14:03
Chávez, que esteve reunido com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, na fazenda presidencial de Hato Grande, nos arredores de Bogotá, disse que a Venezuela recebeu convites de alguns governantes dos países-membros da CAN para voltar ao grupo.
“Recebemos um chamado dos presidentes Uribe (Colômbia), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador) para retomarmos o caminho da CAN. Estamos dispostos”, expressou Chávez em entrevista coletiva conjunta com Uribe.
O líder venezuelano acrescentou que propôs a Uribe “uma reunião extraordinária de presidentes” andinos, que deveria ser convocada pela Colômbia, que exerce a presidência rotativa da CAN.
“Estamos pendentes da data” da reunião presidencial extraordinária, completou Chávez, afirmando ainda que a Venezuela apresentará na ocasião uma proposta para “que dessa reunião saia uma nova CAN, a CAN do século 21”.
O dirigente explicou que, na sua opinião, na Comunidade Andina é preciso se colocar “o social à frente”, e que o comércio não é o único fator de peso no bloco.
CAN x EUA
A Venezuela abandonou a CAN em 2006 após afirmar que a mesma tinha morrido com os tratados de livre-comércio negociados separadamente por Colômbia e Peru com os Estados Unidos.
Com a saída da Venezuela, a CAN passou a ter Bolívia, Colômbia, Equador e Peru como membros plenos, e o Chile na condição de associado.
A CAN se prepara para iniciar em 17 de setembro em Bogotá as negociações para um Acordo de Associação com a União Européia (UE), que contempla muito mais que o livre-comércio e abrangerá o diálogo político e a cooperação com o Velho Continente.
Fonte: Efe