Sem categoria

Combates no norte do Líbano causaram mais de 400 mortes

O Exército libanês matou 222 membros do grupo Fatá al Islã e perdeu 163 nos combates no acampamento de Nahar al Bared, informou nesta terça-feira (4) o ministro da Defesa do país, Elias Mur.

Mur informou também que as tropas governamentais capturaram 202 militantes dessa organização paramilitar, que enfrenta desde o último 20 de maio.



Nesses combates, que se estenderam até o domingo passado, centenas de soldados foram feridos, revelou o ministro.



As estatísticas divulgadas pelo ministro da Defesa não incluem a morte de civis provocada pelo conflito, que se calculam em  mais de 40.



Mesmo dada por concluída pelos chefes militares as operações no campo de refugiados palestinos no norte libanês, teve continuidade a perseguição de militantes que escaparam da ofensiva final.



Patrulhas militares e helicópteros sobrevoaram em incontáveis ocasiões o acampamento e seus arredores, e ontem detiveram três supostos guerrilheiros nas proximidades de Nahar al Bared.


 


O exército assumiu o controle do acampamento após concluir intensos combates no último domingo, nos quais morreram mais de 30 militantes da Fatá al Islã e outros 20 foram capturados.



A esposa do chefe do grupo, Shaker al Abssi, identificou ontem o cadáver dele no necrotério, colocando fim aos rumores que ele teria fugido e reforçando as versões oficiais sobre o fim do conflito.



Nahar al Bared é um acampamento de refugiados estabelecido no norte do Líbano em 1947 e é povoado por mais de 40 mil pessoas, que abandonaram o alojamento após o início dos combates.