Indígenas Tupinambás apostam no protagonismo da juventude
Para fortalecer a luta indígena, o povo Tupinambá está incentivando a participação juvenil no processo de conquista e garantia de seus direitos. Começou nesta sexta-feira (31) o terceiro seminário da juventude realizados pelos Tupinambás, com o tema “Juve
Publicado 04/09/2007 22:01
De acordo com a organizadora do evento e integrante do Fórum de Educação Indígena da Bahia, Miana Oliveira Barbosa, os jovens precisam se organizar para ter as condições de uma vida saudável na aldeia.
“A gente está tentando manter estes jovens aqui na comunidade para que eles não sintam necessidade de ir para as cidades. E uma das grandes reivindicações da juventude é a nossa terra. Não é uma demanda só das lideranças. A juventude tomou a frente, vestiu a camisa e decidiu que um dos pontos principais de agora em diante vai ser a demarcação da nossa terra. Estamos reivindicando um território único que abrange tanto a área de Olivença, quanto a área de Serra do Padeiro [ambas no estado da Bahia]”.
O seminário está acontecendo na Serra do Padeiro, no sul da Bahia, com 300 jovens de outros 14 povos indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo Miana, além da reivindicação por terras, a educação também entra na pauta juventude. Eles querem um trabalho pedagógico diferenciado, que leve em consideração à realidade indígena, ao invés de um modelo importado da cidade.
A saúde também compõe a pauta de reivindicação indígena. Para Miana, o Sistema Único de Saúde precisa evoluir na prevenção das doenças, especialmente no combate a diabete, hipertensão e verminose.
Fonte: Radioagência NP