João Cláudio: queda de árvore na Frei Serafim é somente o início da degradação

Assim como antecipou o vereador João Cláudio Moreno ainda no início da reforma da Avenida Frei Serafim, as árvores centenárias que embelezam e amenizam o clima no centro da cidade começaram a cair. Na manhã desta quarta-feira, um pé de agaroba caiu em cim

Mesmo com os protestos do vereador, a prefeitura de Teresina, administrada pelos tucanos, vez vistas grossas ao alerta e continuou com a reforma.



As ações da prefeitura são previsíveis. Ao saber da queda da árvore, João Cláudio comentou: “agora eles vão querer derrubar as demais árvores, com a desculpa de proteger os transeuntes”.



Dito e feito! Após a queda da árvore, o secretário executivo de Planejamento do município, Augusto Basílio concedeu entrevista à imprensa comunicando que a prefeitura irá derrubar mais cinco pés de agarobas “para proteger as pessoas”.


Ainda no início da reforma, João Cláudio visitou as obras e mostrou à imprensa e à população, como o cimento colocado em cima das raízes das arvores acabaria provocando a morte dos vegetais. “O cimento vai sufocar as raízes, essas plantas vão morrer”, disse o vereador.



As críticas de João Cláudio à reforma da Avenida ultrapassa as questões estéticas, patrimoniais e ambientais, que ele considera importante. Para o vereador a obra é um gasto desnecessário à cidade. “Em Teresina há necessidade de construção de várias galerias de esgoto e a prefeitura não faz, essa é uma obra desnecessária”, protestou.



Ministério Público veta corte de árvores



Depois que a prefeitura de Teresina anunciou o corte das algarobas do canteiro central da avenida por elas estarem com mais de 30 anos e suas raízes envelhecidas, a curadora do meio ambiente Denise Aguiar vetou o corte das árvores.



Denise Aguiar informou que foi procurada por representantes da prefeitura, que explicaram a situação. Ela cobrou dados técnicos sobre o caso. ''Nos procuraram alegando essa questão, e eu pedi um laudo técnico, de um órgão de credibilidade. Com esse laudo comprovando o risco, não poderemos tomar outra atitude. Mas antes de qualquer coisa, precisamos ter esse laudo'', disse a promotora.



Denise Aguiar preferiu não comentar que decisões podem ser tomadas após a apresentação do laudo, que além de constatar o risco oferecido aos pedestres e motoristas, deve mostrar os motivos que levaram a árvore a tombar em frente a um posto de combustíveis, por trás da Igreja São Benedito. ''Vamos aguardar primeiro o laudo'', completou. Já existe uma recomendação, de aproximadamente um ano, de que as árvores não devem ser cortadas.



De Recife/PE, onde profere palestras, João Cláudio falou por telefone ao Cidadeverde.com, que acredita que a verificação irá constatar que as árvores vão mesmo cair, mas por culpa das intervenções no canteiro central da avenida, que estão sufocando as raízes das plantas.



''É um governo muito sério do prefeito Sílvio Mendes, mas é um crime o que estão fazendo. Em todo o mundo, a tendência é despavimentar, e aqui estamos fazendo o contrário. Elas (árvores) nunca iriam cair. Agora, aqueles oitis em frente ao supermercado, também vão morrer. Eles tem 90 anos de idade, e agora criaram uma fonte de calor com a pavimentação. Eles não vão resistir'', disse.



De Teresina,
Daiane Rufino