Para senador tucano, votação do Caso Renan é “incógnita”
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), da tropa de choque pró-cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mesmo assim não adianta um prognóstico sobre a votação do pedido de cassação no Plenário da Casa, na semana que vem. “O voto secreto é uma
Publicado 05/09/2007 16:43
“O voto secreto é uma incógnita, é difícil você fazer uma avaliação, até porque o ambiente é de constrangimento e poucos revelam a sua posição”, disse o tucano. Na outra vez em que o jornalista pediu uma previsão do resultado no Plenário ele também se esquivou: “Bem, aí o voto é secreto, então, fica difícil fazer uma previsão”.
Dias defendeu o voto aberto, com o principal argumento anti-Renan nos últimos dias: o presidente do Senado deve ser sacrificado para que prevaleça “o interesse maior que é o da instituição”. “A opção que resta aos senadores é esta, preservar a instituição ou o parlamentar. Como a instituição é permanente, definitiva, insubstituível, deve ela ser preservada”, argumentou. O raciocínio é reforçado pela campanha de mídia em torno do caso, que apresenta a absolvição como um voto “suicida” do Senado.
Com os 11 a 4, Renan perdeu um voto
O Conselho de Ética do Senado aprovou na manhã desta quarta, por 11 votos a 4, o pedido de cassação do mandato do presidente da Casa, Renan Calheiros. O resultado indicou um voto anti-Renan a mais na Comissão: o senador João Pedro (PT-AM, que na semana passada esteve entre os defensores do voto secreto, mais favorável a Renan, desta vez pronunciou-se pela cassação.
Veja como foram os votos desta quarta-feira
Pelo pedido de cassação:
Renato Casagrande (PSB-ES, relator)
Marisa Serrano (PSDB-MS, relatora)
Marconi Perillo (PSDB-GO)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Romeu Tuma (DEM-SP)
César Borges (DEM-BA)
Heráclito Fortes (DEM-PI)
Jefferson Peres (PDT-AM)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Augusto Botelho (PT-RR)
João Pedro (PT-AM)
Contra a cassação:
Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
Almeida Lima (PMDB-SE)
Wellington Salgado (PMDB-MG)
Gilvan Borges (PMDB-AC).