Comediante se passa por Bin Laden e entra em cúpula mundial
Comediantes de TV – entre eles um vestido como o líder da rede Al Qaeda, Osama bin Laden – conseguiram driblar a segurança do Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), em Sydney, passando por dois postos de controle sem serem barrados.
Publicado 06/09/2007 21:57
Os artistas, da equipe do programa de TV australiano Chaser, dirigiram três carros escoltados por motocicletas pelo centro da cidade, onde milhares de policiais e barreiras foram instaladas para proteger os líderes mundiais que participam do encontro. Os veículos chegaram a entrar em uma zona de segurança máxima, onde foram detidos a poucos metros do hotel onde estava hospedado o presidente americano, George W. Bush.
Redes de TV mostraram os comediantes sendo revistados por policiais, que confiscaram uma barba falsa e prenderam vários membros da equipe para interrogatório. Um dos comediantes, Chris Taylor, disse que as motocicletas foram usadas para que os veículos da equipe se parecessem com uma delegação.
A Apec reúne 21 líderes de países de região ao redor da Ásia-Pacífico. Em algumas áreas de segurança impostas em locais próximos dos hotéis que hospedam os líderes, cafés ao ar livre são proibidos de instalar mesas com garfos e facas nas calçadas, e fotografias são vetadas.
O ministro de Relações Exteriores, Alexander Downer, disse que o incidente mostrou que a segurança foi eficiente. “Eles provavelmente pretendiam (…) humilhar muita gente conhecida”, disse ele. “O que importa é que, em todo caso, eles foram detidos.”