Sem categoria

Comediante se passa por Bin Laden e entra em cúpula mundial

Comediantes de TV – entre eles um vestido como o líder da rede Al Qaeda, Osama bin Laden – conseguiram driblar a segurança do Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), em Sydney, passando por dois postos de controle sem serem barrados.

Os artistas, da equipe do programa de TV australiano Chaser, dirigiram três carros escoltados por motocicletas pelo centro da cidade, onde milhares de policiais e barreiras foram instaladas para proteger os líderes mundiais que participam do encontro. Os veículos chegaram a entrar em uma zona de segurança máxima, onde foram detidos a poucos metros do hotel onde estava hospedado o presidente americano, George W. Bush.


 


Redes de TV mostraram os comediantes sendo revistados por policiais, que confiscaram uma barba falsa e prenderam vários membros da equipe para interrogatório. Um dos comediantes, Chris Taylor, disse que as motocicletas foram usadas para que os veículos da equipe se parecessem com uma delegação.


 


A Apec reúne 21 líderes de países de região ao redor da Ásia-Pacífico. Em algumas áreas de segurança impostas em locais próximos dos hotéis que hospedam os líderes, cafés ao ar livre são proibidos de instalar mesas com garfos e facas nas calçadas, e fotografias são vetadas.


 


O ministro de Relações Exteriores, Alexander Downer, disse que o incidente mostrou que a segurança foi eficiente. “Eles provavelmente pretendiam (…) humilhar muita gente conhecida”, disse ele. “O que importa é que, em todo caso, eles foram detidos.”