Sem categoria

Monocultura é tema da Romaria da Terra em SC

A monocultura do pínus e o avanço das multinacionais no setor da água são os temas da 20º Romaria da Terra e da Água, que ocorre neste domingo (9) em Correia Pinto, região serrana de Santa Catarina. As atividades iniciam às 9h da manhã no Assentamento Pát

De acordo com Ivonete Moraes, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Santa Catarina, a estimativa é de que 10 mil pessoas participem da romaria deste ano. Os temas que tratam diretamente da realidade da população local, como o avanço da monocultura de pínus e a concentração de terras, chama a atenção do público. Além disso, a atividade propõe como alternativa a agricultura familiar, característica de Correia Pinto.



“Propor um projeto alternativo, que a gente propõe que seja uma agricultura familiar baseada na diversificação de produtos, na produção de alimentos saudáveis, ligada à preservação do meio ambiente e voltada para a vida das pessoas. Com esse projeto”, diz.



A romaria deste ano também conta com novidades. Além de ser organizada conjuntamente por trabalhadores urbanos e rurais, ela ainda traz a temática do índio, já que na região existem diversas aldeias. O lema desta 20ª edição, explica Ivonete, é baseado na palavra Karu, que siginifica “terra boa de viver”.



No ano passado, foi a única vez em 20 anos que a romaria não ocorreu, por questões de organização.