35 mil pessoas aplaudem Lula no desfile de 7 de Setembro
Um público estimado em 35 mil pessoas acompanhou neste sexta-feira o desfile de 7 de setembro em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira dama Marisa Letícia, chegou à Esplanada em carro aberto e foi saudado com aplausos p
Publicado 07/09/2007 12:48
Cerca de 35 mil pessoas participaram na manhã de hoje (7) do desfile de 7 de Setembro, em comemoração ao Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, segundo a Polícia Militar. No desfile do ano passado, o público foi um pouco maior: 35 mil, segundo a PM. O motivo da redução, na avaliação da PM, foi porque neste ano o Sete de Setembro caiu numa sexta-feira e muitas pessoas preferiram emendar o feriado com o fim de semana e viajar.
O coronel Renato Rodrigues, comandante da Operação Independência, informa que não foi registrado nenhum incidente grave. O atendimento nos 16 postos montados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal e pelo Exército também foi tranqüilo. Os poucos casos de atendimento ocorreram, principalmente, por desidratação, pressão alta e hipoglicemia – falta de glicose no sangue, comum em diabéticos. Nada grave.
O tema escolhido para o desfile da semana da Pátria deste ano foi “Educação, Cidadania e Independência”.
Lula aplaudido
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou o desfile de 7 de setembro ao lado do presidente de Moçambique, Armando Guebuza, que veio ao Brasil assinar acordos de cooperação em Educação e Saúde.
Lula chegou à Esplanada em carro aberto e foi saudado com aplausos pelo público que acompanhou a cerimônia. Também acompanham o desfile os ministros Nelson Jobim (Defesa), Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça) e Celso Amorim (Relações Exteriores).
Também acompanham o desfile militar ao lado de Lula o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), do vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, como representantes do Legislativo e do Judiciário, respectivamente.
Às vésperas da votação que vai decidir se perderá o mandato, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi a principal autoridade ausente no desfile militar. Renan optou por passar o feriado em Alagoas, onde vai preparar sua defesa, que será apresentada na próxima quarta-feira durante sessão secreta do Senado que vai votar o projeto de resolução que recomenda a cassação de seu mandato.
Mais comemorações
As atividades em comemoração ao Dia da Independência continuam a ser realizadas ao longo deste feriado no canteiro central da Esplanada dos Ministérios e prosseguem até domingo, com a realização de eventos recreativos, culturais, esportivos e informativos. Este ano, as atividades terão como tema central o ensino e o aprendizado.
Atletas, estudantes, militares e crianças participaram do desfile. As sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça fizeram várias manobras e surpreenderam o público ao deixar no céu da capital federal os dizeres: “Pátria amada Brasil”.
Grito dos Excluídos
Paralelamente, representantes de movimentos sociais concentraram-se no gramado em frente à rodoviária do Plano Piloto de Brasília para a manifestação do 13º Grito dos Excluídos, realizada simultaneamente em várias cidades. A marcha será na pista paralela da Esplanada dos Ministérios, no sentido contrário ao desfile cívico de 7 de Setembro.
Os organizadores estimam que a manifestação reúna 2 mil pessoas, o dobro do ano passado.
Da redação,
com agências