Eliana Gomes inicia visitas aos bairros de Fortaleza

Dando início ao calendário de visitas aos bairros de Fortaleza, na manhã deste domingo (09), a vereadora Eliana Gomes, do PC do B, esteve em caminhada pelas ruas do bairro Ellery. Foi uma ocasião para festejar o início do mandato da vereadora, na Câmar

Ao som de chorinhos, pagodes e sambas já consagrados, Eliana foi aplaudida e homenageada. Em cada quarteirão percorrido, prosas calorosas, solicitações por demandas e elogios à incansável atuação da educadora popular. Para o diretor da Associação Comunitária do Bairro Ellery, Fernando Barbosa, Eliana é hoje uma das principais condutoras do movimento organizado em Fortaleza. “Ela tem essa característica de ajudar as pessoas, é lutadora, tem desenvoltura política, capacidade, seriedade e responsabilidade comunitária. Fico comovido em ver, por exemplo, a luta de Eliana em defesa dos moradores da vila Pompeu”, destaca Fernando. Segundo a moradora do bairro Ellery, dona Tarcisa Nunes, trabalhadores demitidos há mais de 20 anos pela fábrica Tomaz Pompeu, e que até agora não receberam seus direitos trabalhistas, estão sendo defendidos pela vereadora. “Destes trabalhadores demitidos, quarenta e dois moram com suas famílias na vila Pompeu, que fica no arredor na fábrica. Pois como se não bastasse, agora, eles estão sendo ameaçados de despejo. E sabe o que Eliana fez? Trouxe um advogado aqui que minimizou a angústia desse povo da vila, e que, agora, está dando assistência aos moradores”, explica dona Tarcisa.


 


“Olhe, e só pra passar mais uma vista na luta já de tempos dessa nossa grande líder, há mais ou menos 20 anos, havia cerca de 600 famílias morando no entorno do nosso açude João Lopes. E foi através da luta dela que consigamos três conjuntos para que parte deste povo fosse abrigada com decência. Eliana estar agora na Câmara é um ganho pra Fortaleza inteira, porque, ora, se ela fez tanto por essa nossa comunidade, fará igual por essa nossa cidade inteira. Ela é um orgulho pra nós. Estamos, enfim, representados”, emocionada, avalia a moradora do bairro Ellery dona Zilda Xavier.


 


 


E por falar em açude João Lopes, vale salientar que a Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor, instituição que teve sua Assessoria Comunitária liderada por Eliana Gomes nos últimos três anos, dará início às obras de revitalização do açude ainda este mês de setembro. “Depois de muita luta e trabalho dentro da Habitafor, faço questão de deixar claro aqui que a urbanização do entorno do açude João Lopes contará, inclusive, com ambiente para manifestações artísticas e Centro para a Juventude. Além disso, como em assembléia do OP (Orçamento Participativo) a população local chamou atenção para a necessidade de emprego e renda, procurando atender parte desta reivindicação, o projeto constará, ainda, de uma lavanderia, uma cozinha comunitária e 16 boxes comunitários para comercialização de produtos artesanais e alimentícios”, explica Eliana Gomes. A vereadora aproveita pra acrescentar que algumas famílias serão deslocadas de suas áreas de risco para as proximidades do bairro Ellery, sendo beneficiadas também com toda infra-estrutura necessária, Regularização Fundiária e melhorias habitacionais. A previsão é de que a urbanização do João Lopes seja concluída no prazo de sete meses.


 


E dentre as reivindicações da população local, a solicitação por melhorias na segurança do bairro. “A violência que está instalada no Ellery, o elevado índice de criminalidade é o problema que mais assusta o povo daqui. E de um jeito que aterroriza, posso citar até mesmo a violência contra a mulher que está cada vez mais crescente em nosso bairro. Acredito que Eliana lutará, como sempre lutou, para que isso tudo tome um rumo ainda mais justo. É isso que queremos”, destaca a moradora do bairro, dona Ervânia Araújo. O fato de Eliana ter morado no bairro Ellery por 20 anos fez com que ela conhecesse de perto as lutas por melhores condições de vida da localidade. “Sempre estive ao lado das inquietações, batalhas, pelejas e vitórias deste povo. Contudo, os problemas ainda são predominantes. Por isso, é preciso fazer ainda muito mais. E farei”, garante Eliana.


 



A importância das visitas aos bairros


 



A vereadora salienta que o povo precisa ficar consciente dos instrumentos que podem e devem usufruir, dos novos espaços conquistados na atual administração municipal e do quanto ainda se pode avançar. Segundo ela, as visitas aos bairros servirão tanto para ela alertar o povo a respeito dos instrumentos que se pode usufruir e sobre os novos espaços conquistados na atual administração municipal, quanto para ela mostrar o avanço que ainda se pode ter.  Com isso, Eliana deixa claro que seu mandato está diretamente relacionado com as diversas forças políticas que fazem a luta diária, sempre pautado por questões que ainda precisam ser resolvidas de modo efetivo.



 
“Os movimentos populares e as lutas junto às comunidades dos bairros de Fortaleza ensinaram-me a batalhar em nome da qualidade de vida dos que vivem na cidade. Foi ouvindo um a um que aprendi a lutar pelo coletivo. E é assim que seguirei em meu mandato, que é popular em sua plenitude”. Em breve o gabinete da vereadora Eliana Gomes decidirá as próximas visitas aos bairros da cidade. O calendário completo estará divulgado no portal Vermelho e no site da vereadora Eliana Gomes, que estará no ar a partir da segunda quinzena de setembro. 


 



De Fortaleza, Caroliny Braga