Prefeito, secretários e vereadores aderem ao PCdoB no Ceará
A cidade de Jucás, a 407 km de Fortaleza, viveu um dia histórico na última segunda-feira, 3, quando o prefeito Gabriel Facundo, de apenas 27 anos, filiou-se ao PCdoB. No mesmo dia, realizou-se a 1ª Conferência Muncipal do partido na cidade, encerrada
Publicado 10/09/2007 10:37
Para a filiação das lideranças políticas locais e para participar da Conferência Municipal, deslocaram-se até Jucás o presidente do PCdoB/CE, Carlos Augusto Diógenes, o deputado federal Chico Lopes, o deputado estadual Lula Morais, o secretário estadual de Saúde, João Ananias, os dirigentes Francisco Soares (Cabo Chico) e Zé Simão, membros da comissão estadual de organização do PCdoB, além de Cida Albuquerque, representando a União Brasileira de Mulheres.
Concorrida, animada e histórica. Assim foi a abertura da 1ª Conferência Municipal do PCdoB em Jucás, que iniciou a intensa agenda de atividades daquela segunda-feira. Dos cerca de 400 presentes, pelo menos 120 filiaram-se também ao PCdoB, entre eles 3 secretários municipais, 2 vereadores, além do presidente da Câmara Municipal, Elmir Lucas.
A saudação de abertura foi feita pelo diretor do sistema de água e esgoto da cidade, posteriormente eleito presidente do Comitê Municipal, Aristeu Souza, que destacou a importância do momento vivido no município de Jucás e o divisor de águas que significa a filiação da maioria do grupo gestor do município ao partido mais antigo do Brasil. Para Aristeu, trata-se de “um partido com características bastante distintas das outras agremiações políticas, e da minha parte vivo este momento com muita emoção e sabendo da responsabilidade de aprender com o PCdoB, para construí-lo bem no município”.
Helânio Facundo, ex-prefeito do município, atual secretário de infra-estrutura e um dos novos filiados destacou que, “em onze disputas municipais as lideranças que aqui se encontram ganharam dez. Isso significa que temos a confiança do povo e que estamos trabalhando para realizar aquilo que o povo quer que seja realizado. Afirmou ainda que “nosso ingresso no PCdoB significa ajustar a nossa prática de gestão tendo como instrumento de ação política um partido de origem popular e que é um dos mais legítimos defensores dos direitos do povo”.
Organizar o povo e debater política
A Secretária de Ação Social, Lilian Facundo saudou os presentes e destacou que nas reuniões e debates que participou com dirigentes do PCdoB deu para perceber como são pessoas com grande nível de formação política e muita informação. “Pessoalmente, afirmou Lilian, é importantíssimo o esforço do partido para organizar o povo e em especial as mulheres”. E agregou “é sintomático que após anos de militância política eu me pronuncie pela primeira vez num ato político partidário e isso aconteça num evento do PCdoB”.
À tarde, Cabo Chico e Cida Albuquerque, reuniram-se com cerca de 45 jovens e mulheres do município. Na reunião, elogiada por uma das participantes que afirmou ser essa “a primeira vez que vejo vir aqui em Jucás um partido que procura envolver as pessoas no debate político”, ficou decidido que uma reunião posterior prepararia um encontro para debater a fundação da União da Juventude Socialista e da União Brasileira de Mulheres no município.
Festa da turma do 65
Às 19 horas, partindo do Bairro do Alto , distante 2 Km do centro, uma multidão toma as ruas da cidade, numa caminhada cheia de bandeiras vermelhas. Das janelas, calçadas, comércio, o povo acena, vibra. Muitos se juntam no decorrer do caminho embalados por um trio elétrico animado pelo sanfoneiro e repentista Arnaldo Farias e mais além, já na praça, pelos também repentistas Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino.
Às 21h30 , com a presença de quase 3 mil pessoas, teve início o ato político de anúncio da filiação de Gabriel Facundo ao PCdoB. Pronunciaram-se o deputado estadual Lula Morais e o secretário estadual de saúde João Ananias, que saudaram em especial o secretário municipal e ex-prefeito Helânio Facundo, que naquele mesmo dia comemorava seu aniversário de 42 anos. Nascido em 1965, Helânio, muito saudado também pela multidão presente, agradeceu o carinho da população e aproveitou, descontraído, para afirmar que em Jucás agora “nós estamos bem maiores, nós estamos 65”.
Para Carlos Augusto Diógenes, presidente estadual do PCdoB e militante desde a década de 60 “é emocionante ver uma multidão de 3 mil pessoas comemorar a filiação de seu prefeito ao PCdoB. Estamos felizes com a chegado ao seio do partido de uma jovem liderança como Gabriel. Toda essa festa popular que tivemos o prazer de assistir, nos emociona e nos deixa ainda mais determinados a ajudar Jucás a se desenvolver num ambiente democrático e com justiça social”.
Diógenes completa “O PCdoB não tem medo de crescer, esse sempre foi nosso maior desejo, infelizmente vivemos momentos no Brasil, muitos, em que estivemos na ilegalidade, pequeninos e valentes. Já estamos agora comemorando 22 anos ininterruptos de legalidade e diversas lideranças, comprometidas, sérias, percebem e optam por uma alternativa à velha política. O PCdoB está de braços abertos para todos aqueles que querem construir um novo país” .
Um pouco de Jucás
Jucás foi chamado, em suas origens, de Mateus e São Mateus do Inhamuns. A atual nomenclatura da cidade possui origem tupi, significando “matar”. Suas origens datam do Século 18, quando nasceu o povoado de São Mateus, marcado pela dominação dos nativos pelos colonos.
Primeiras manifestações religiosas ocorreram com a solicitação da instalação de uma freguesia no reduto indígena existente em sua origem. No dia 7 de dezembro de 1755, foi então instituída a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo dos Inhamuns, padroeira da cidade. Somente em dezembro de 1853, o antigo templo foi restaurado, instituindo então a Igreja-Matriz da cidade.
O antigo povoado foi elevado à categoria de vila em 17 de outubro de 1823. Embora tenha sido suprimida em 27 de novembro de 1851, a vila foi restaurada, já com a denominação de São Mateus dos Inhamuns, no dia 22 de julho de 1859. O lugar foi elevado à condição de município no dia 20 de dezembro de 1938.
Jucás tem uma festa religiosa muito conhecida na região – a festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo. Esta festa reúne no município cerca de 10.000 pessoas ao longo do evento. É visitada por vários turistas neste período, sendo até alguns estrangeiros que chegam na cidade para conhecer esta festa tão falada pelo povo jucaense. Durante os 10 dias de festa o movimento de pessoas é intenso, visto que muitos ambulante colocam suas mercadorias ao longo das ruas da cidade. Tem uma economia relativamente pequena, sendo que a principal renda dos habitantes são dos aposentados ou dos funcionários públicos.
A educação em Jucás é desenvolvida, a cidade ganhou o selo UNICEF de 2000, 2002, 2004 e 2006. Descata-se a Escola Luíza Távora por ser umas das melhores escolas estaduais do Crede-16.
De Fortaleza,
Andrea Oliveira