Sem categoria

Após 40 anos, Monteiro Lobato terá 56 obras reeditadas

A Editora Globo lançará no próximo dia 15, durante a 13ª Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, a obra completa de literatura infantil e adulta do escritor Monteiro Lobato. A última atualização aconteceu há mais de 40 anos, quando ainda era publicada pela Ed

Com esse lançamento, a editora adquire total direito pela a produção literária do autor, que cairia em domínio público no ano de 2018. Embora seja posta no mercado exatamente no ano em que se comemora o 125º aniversário de nascimento do literato, a coleção da obra já vinha sendo trabalhada pela editora há mais de dois anos.


 


Nesse período, foram definidos os padrões editorais e o estilo que seria usado para transpor o conteúdo produzido pelo autor ao mercado editorial brasileiro do século 21. Serão lançados 56 títulos, dos quais 31 pertencem ao conjunto de obras infanto-juvenil escrita pelo autor e 25 compreendem a literatura adulta por ele produzida.


 


Além dessas categorias, a editora também publicará as histórias do autor em formato de quadrinhos, de maneira a captar uma maior fatia do público infantil. A diretora da unidade de publicações infantis da Editora Globo, Lucia Machado, salienta que as grandes preocupações na reprodução dessa obra centraram-se na preservação do conteúdo original.


 


Outro objetivo é a tentativa de disseminá-la para um número de público que ultrapasse a fronteira do seleto grupo de crianças brasileiras que tem acesso à obras literárias. Para isso, faz parte dos planos da editora a busca por parcerias com corporações, bibliotecas e órgãos governamentais que permitam um barateamento das obras. O preço de venda ficará na faixa de R$ 14 a R$ 28.


 


Lucia ainda explica que serão realizados trabalhos diretamente com escolas e professores de todo o país para que os livros podem ser inseridos no aprendizado infantil. “Queremos levar o autor para o maior número de crianças, fazendo com que elas aprendam de uma forma lúdica”, explica.


 


Além dos trabalhos com as instituições de ensino, a editora fará uma campanha de divulgação dos livros em cadeia nacional, por meio de anúncios em TV aberta, rádio e em mídia impressa – nos principais jornais e todos os títulos da Editora Globo, além de ações de promoção em pontos-de-venda.


 


Haverá, ainda, o lançamento de um site educativo pelo qual professores e alunos poderão utilizar as obras como ferramentas do currículo escolar. A veiculação da campanha começará, a princípio, apenas no Rio de Janeiro, acompanhando o lançamento dos cinco primeiros títulos da coleção, durante a Bienal.


 


Na semana seguinte, a campanha se estenderá a todo o território nacional. Após esse período, a editora planeja fazer os lançamentos dos demais títulos de forma sucessiva, dispondo toda a coleção no mercado até o final de 2008.


 


Da Redação, com meio&mensagem