Sem categoria

México retoma relações diplomáticas com Cuba e Venezuela

As relações do México com Cuba e Venezuela foram normalizadas nesta quinta-feira (13) após os períodos críticos dos últimos dois anos, com a apresentação das credenciais dos embaixadores ao presidente Felipe Calderón. Durante o governo do ex-presidente Vi

Depois da cerimônia, celebrada no Palácio Nacional, o diplomata venezuelano Roy Chaderton enfatizou a vontade do presidente Hugo Chávez de não apenas normalizar as relações com o México, mas sim de melhorá-las e, inclusive, promover um encontro entre os presidentes de ambos países.



“Há um espaço interno para renovar as relações. Na retomada dessa aproximação, vemos a possibilidade de que possa ocorrer, em algum momento, um encontro” entre os presidentes, disse à imprensa.



O diplomata se comprometeu a aprofundar os vínculos bilaterais baseados “em tudo o que nos une”.



Por sua vez, o novo embaixador de Cuba no México, Manuel Aguilera, afirmou aos jornalistas, após se credenciar, que trabalhará “com muito entusiasmo” para que nossas relações “alcancem o nível desejado por nossos povos”.



“Nós nunca esquecemos que essa charmosa terra sempre deu abrigo aos que lutaram pela liberdade em nosso país, de José Martí a Fidel Castro”, disse Aguilera.



Fonte: Ansa Latina