Eliana Gomes quer instituir o Dia do Educador e da Educadora Social

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) apresentou, na terça-feira (18), o Projeto de Lei nº  271/07 que institui 19 de setembro como sendo o Dia do Educador e da Educadora Social  no município de Fortaleza, data em que se comemora o aniversário natalí

Após Projeto de Lei sancionado, na referida data os órgãos do município que contam com atuação dos profissionais mencionados ficam autorizados a promoverem eventos, a exemplo de encontros, congressos, seminários, debates, homenagens e outras formas de fomentar na sociedade a discussão sobre a relevância do papel da Educação Popular ou Social em Fortaleza. Segundo o assessor parlamentar da vereadora Eliana Gomes, Erlon Barros, o processo educativo não se limita ao âmbito da escola formal. “Ao contrário, a presença de outras esferas educacionais é cada vez mais importante na sociedade contemporânea”, explica Erlon.


 


Para a vereadora, 19 de setembro, é um dia importante por se comemorar o aniversário natalício de Paulo Freire, segundo ela, o maior herói da história da Educação do país. “E por que não dizer do mundo, dado a repercussão de seu pensamento pedagógico renovador e revolucionário. Assim, peço empenho da Câmara Municipal de Fortaleza no sentido de agilizar e aprovar o Projeto de Lei que institui o dia 19 de setembro como o Dia do Educador e da Educadora Social no âmbito desse município, numa prova de reconhecimento do importante papel desempenhado por esses profissionais no regaste da dívida social e educacional dessa cidade”, solicita Eliana Gomes.


 


A vereadora ressalta, ainda, a importância do trabalho desenvolvido por educadores sociais de Fortaleza que atuam na Fundação da Criança e da Família Cidadã – FUNCI, na Secretaria Estadual de Ação Social – SAS, principalmente através do Programa Fora da Rua Dentro da Escola, além dos educadores e educadoras com atuação nas organizações não governamentais, a exemplo do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Pastoral do Menor, Casa do Menor, Associação Curumins e Barraca da Amizade.


 


No Brasil, educadores e educadoras sociais atuam sob a influência dos ensinamentos do educador Paulo Freire, educação popular que data da década de 70 do século passado. E o Ceará é pioneiro na organização desses profissionais, tendo a AESC como sendo primeira organização da categoria no Brasil, fundada em 2004, em Fortaleza, fruto da articulação de educadores no Estado.


 



De Fortaleza, Caroliny Braga