Sem categoria

Scotland Yard tenta defender-se no caso Jean Charles

A Polícia Metropolitana britânica alegou, na terça-feira (2), que o julgamento a que é submetida se baseia numa “incompreensão do trabalho policial” e que seus integrantes vivem sob grande pressão.

Os policiais estão sendo julgados por não terem conseguido garantir a proteção do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado a tiros em uma estação de metrô de Londres. Ele teria sido confundido com um suposto terrorista, em julho de 2005.


 



No segundo dia do julgamento contra a Scotland Yard, o advogado da defesa, Ronald Thwaites, admitiu que o erro foi da polícia no caso Jean Charles.


 



“A polícia cometeu um erro sério ao matá-lo, como sabemos, mas nem todos os erros são um crime”, afirmou.


 



“A promotoria parece não entender como se organiza a polícia, como conduz suas operações importantes, como trabalha”, insinuou, pressionando os membros do júri ao afirmar que, se a polícia for culpada pela morte do brasileiro, isso terá conseqüências sobre a forma como os policiais realizam seu trabalho.


 



Uma sentença contra a Scotland Yard “terá um impacto na maneira com que a polícia em todo o país opera no futuro”, exagerou.


 


 


“Os policiais já não poderão agir segundo sua discrição frente aos terroristas que atuam de maneira imprevisível”, continuou o defensor da Scotland Yard, acrescentando que este julgamento é um “caso prova”.


 



A advogada de acusação voltou a denunciar na terça-feira os erros da polícia inglesa e indiciou que os policiais que dispararam contra Jean afirmaram utilizar “táticas inusuais” para deter o brasileiro.


 


O líder da equipe policial, identificado apenas como “Ralph”, entendeu que “devia disparar contra o alvo na cabeça”, acrescentou a advogada. Mas a defesa rebateu as denúncias, alegando que a promotoria não encontrou provas para processar o chefe da Scotland Yard, Sir Ian Blair, ou os dois policiais autores dos disparos.


 


O processo deve durar seis semanas. Se for considerada culpada, a Scotland Yard deverá pagar uma multa, que pode chegar a milhões de libras.