Sem categoria

PMDB estará com o governo no 2º turno da CPMF, diz deputado

O relator da proposta de prorrogação da CPMF (imposto do cheque) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou nesta segunda-feira (8) que o partido dará os votos necessários para aprov

Cunha articulou a pressão do PMDB nas horas que antecederam a votação do primeiro turno da proposta, que resultou na promessa de indicação de peemedebistas para cargos federais e na distribuição de emendas aos parlamentares do partido. Ele conquistou junto ao governo a indicação de Luiz Paulo Conde à direção de Furnas Centrais Elétricas, durante a votação da CPMF na CCJ da Casa.



De acordo com o parlamentar, a posição favorável a CPMF é “majoritária” na bancada, integrada por 92 parlamentares. O líder do governo na Câmara, deputado José Múcio (PTB-PE), também disse nesta segunda-feira que a base aliada está pronta para aprovar em segundo turno a proposta de prorrogação da CPMF e da Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2011. “Vamos votar as duas medidas provisórias e a partir desta terça-feira (9) é só CPMF”, garantiu Múcio.



Na votação em plenário, o governo obteve 338 votos de 308 que eram necessários para a aprovação da matéria. O texto em votação mantém a alíquota de 0,38% para a cobrança do tributo em todas movimentações financeiras dentro do Brasil. “Já falei com o líder [do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN)] e ele já me disse que está tudo OK”, revelou o líder do governo.


 


Obstrução



A oposição, no entanto, não foi procurada pelos interlocutores de Planalto em busca de um acordo de procedimento, que daria mais velocidade à tramitação da proposta. Democratas e PSDB vão obstruir os trabalhos, inclusive, as medidas provisórias com prioridade de votação. “Desta vez, o governo não tem mais cargos para oferecer. A crise está instalada [na base aliada]. Vamos utilizar o nosso direito regimental de obstruir as votações”, anunciou o vice-líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO).


 


Fonte: G1