Fortaleza receberá 2,6 mil participantes da Conferência de Saúde

A 5ª Conferência Estadual de Saúde vai reunir, no período de 12 a 15 de outubro de 2007, no Centro de Convenções, em Fortaleza, representantes de todo o Estado para discutir os rumos da saúde no Ceará e no Brasil.

Para preparar esta conferência foram realizadas conferências e pré-conferências em 183 dos 184 municípios cearenses, com a escolha de delegados que, juntamente como os conselheiros e delegados estaduais, terão oportunidade de analisar e debater o tema central “Saúde e Qualidade de Vida – Política de Estado e Desenvolvimento”, proposto para a 13ª Conferencia Nacional de Saúde, convocada para o período de 14 a 18 de novembro deste ano, em Brasília. O Conselho Estadual de Saúde espera reunir cerca de dois mil e seiscentos delegados, observadores e convidados nesta etapa estadual.


 



A proposta central é a repolitização da saúde, com a retomada da visão de saúde como direito de todos e dever do Estado, reconhecido na Constituição Federal como resultado das lutas dos movimentos sociais de periferia, universidades e sanitaristas renomados, na chamada “Reforma Sanitária”. Suas bandeiras de universalidade do atendimento e  integralidade da saúde com promoção, prevenção e atendimento, “da vacina ao transplante”, resultaram na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), agora com quase  20 anos e muitos avanços, principalmente na atenção básica. Há, entretanto, sérios problemas de financiamento, que precisam ser discutidos e a 5ª Conferência Estadual e a 13ª Conferência Nacional de Saúde constituem instâncias especiais para o reforço da luta em favor do SUS.


 


Fonte: Sesa/Ce