Metalúrgicos de Betim aprovam acordo até 55% acima da inflação

Em assembléia realizada na manhã deste domingo, 14, metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas aprovaram acordo salarial negociado com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que prevê reajustes de 7% a 7,8%, conforme o

Como o INPC do IBGE de outubro de 2006 a setembro deste ano atingiu 4,92%, o aumento real conquistado variou, respectivamente, de 1,98% a 2,74% – neste último caso, 55% acima da inflação do período. O reajuste será pago retroativamente a 1º de outubro de 2006.


 


Os pisos salariais terão reajuste de 9% a 13%, e passarão a ser de R$ 426,80 – nas empresas com até 20 metalúrgicos – a R$ 662,20 – nas que empregam mais de mil trabalhadores.


 


Abono


 


As empresas que não negociam Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) também pagarão abono, que irá variar de 20% a 35% do salário nominal, também conforme o número de empregados.


 


A proposta aprovada também garante o emprego ou salário até 31 de dezembro deste ano. Isto significa que, se for demitido até esta data, o trabalhador terá direito a receber o montante correspondente ao período.


 


De Betim,


 


Alexandre Magalhães