Sem categoria

Maior evento de Internet do mundo chega ao Brasil

Os brasileiros são conhecidos e respeitados mundialmente pelo enorme talento com que se relacionam com as ferramentas e recursos da nova economia digital. São os tupiniquins os maiores usuários de Internet do planeta e também os maiores consumidores das s

O conceito que rege a Campus Party Brasil 2008 é: “a internet não é uma rede de computadores, a internet é uma rede de pessoas”, verdade muitas vezes esquecida pelos gestores da nova economia digital e fundamental para a compreensão do fenômeno da nova sociedade em rede. O evento é mobilizado pelas comunidades de Softwatre livre de todo o mundo.


 


Como tudo acontece


 


O público pode participar do evento como inscrito ou visitante – são esperados cerca de 3 mil inscritos e 30 mil visitantes em São Paulo, limite de público na Bienal. Na Espanha, o público pulou de 250 pessoas na primeira edição para mais de 8 mil, em julho deste ano. Os inscritos são aqueles que mudam-se com seus computadores e malas para dentro das instalações do evento.


 


Lá, além do espaço para acomodação em barracas, encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer – quadras para prática de esportes, jogos de salão, cinema, videoclube, música, shows com DJs e VJs, paintball, livraria e lojas –, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Todos têm à disposição uma poderosa conexão de 5Gb, a mais potente já oferecida para usuários individuais em todo o mundo.


 


O público da Campus Party é composto por líderes de comunidades on-line com intensa atuação na rede. São internautas com enorme poder de formar opinião e criar tendências. Um público de vanguarda, trendsetter, que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação.


 


Mas não é preciso ser hacker ou geek para participar da Campus Party. Os visitantes e convidados “leigos” podem usufruir da Área de Lazer e da Área 2 do evento, onde estarão o setor Expo, com novidades tecnológicas apresentadas pelos patrocinadores, e do setor de Ações Especiais – Inclusão Digital, Campus Verde (Sustentabilidade) e Campus Móvel (Tecnologias e Conteudos para Mobile Media).


 


Convidados ilustres


 


Em suas edições anteriores, o Campus Party já teve a participação de nomes como o do astronauta Neil Armstrong, do ex-vice presidente americano e ganhador do pêmio Nobel da Paz Al Gore, e do físico britânico Stephen Hawking, que vai fazer a abertura oficial da Campus Party Brasil através de uma mensagem ao vivo transmitida por satélite.


 


No evento deste ano na Espanha, o movimento pelo Software Livre ganhou destaque como caminho essencial para a evolução democrática e pluralista da sociedade da informação. Estiveram no Campus Party 2007 grandes autoridades mundiais no assunto, como Jon ‘Maddog’ Hall, Mark Shuttleworth e os brasileiros Marcelo Branco e Marcelo Tosatti, reconhecidos internacionalmente pelo trabalho que desenvolvem neste campo. Marcelo Branco será o diretor da edição do Campus Party Brasil em 2008.


 


Como participar


 


Os interessados em participar já podem efetuar sua reserva de vaga pelo site oficial do evento www.campusparty.com.br e aguardar instruções da equipe para concluir a inscrição.


 


O ingresso custa R$ 100 e dá direito a um lugar na arena dos computadores, a um ponto na conexão de 5Gb, a uma barraca e livre acesso às atividades oficiais do evento, bem como às áreas de exposições, lazer e serviços (refeitório, banheiros, sanitários, chuveiros, enfermaria). O “campuseiro” (de campusero, em Espanhol) deverá registrar seu computador de mesa ou portátil no momento do credenciamento – a partir das 8h do dia 11 de fevereiro, no próprio local do evento.


 


Quem preferir fazer suas refeições por lá, pode contratar um pacote à parte e ter café da manhã, almoço e jantar durante os sete dias por mais R$ 100. A idade mínima para participar da Campus Party Brasil é 12 anos completos (menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais e estar acompanhados por um maior responsável, durante todo o evento).


 


Quem faz o Campus Party Brasil


 


Marcelo Branco – Diretor do Campus Party Brasil


 


Até agosto de 2007, Marcelo trabalhou para a Generalitat de Catalunya, pela Secretaría de Telecomunicações e Sociedade da Informação, como assessor responsável pela Estratégia de Software Livre naquele governo e coordenador do projeto “Rede Internacional das Administrações Públicas pelo Software Livre”. No Brasil, de 2004 até janeiro de 2005, foi consultor da Presidência da República para articulação da Sociedade Civil nos temas da Sociedade da Informação e, de 2003 a 2004, foi assessor de projetos especiais da Prefeitura de Porto Alegre, pela Procempa.


 


Marcelo Branco é articulador e um dos fundadores do “Projeto Software Livre Brasil”, professor honorário do Instituto Superior Tecnológico (Lima – Peru); membro do Conselho Assessor do Mestrado Internacional de Software Livre, da Universitat Oberta de Catalunya (UOC, Open University of Catalonia – Espanha); membro do Conselho Editorial do Observatório da Comunicação em Portugal e membro do Comitê Assessor do Mestrado em Software Livre da Caixa Nova (Galícia – Espanha).


 


Sérgio Amadeu – Diretor de Conteúdos do Campus Party Brasil


 


Sérgio Amadeu da Silveira é sociólogo, com mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor permanente da Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. Tem longa experiência na área de Tecnologia da Informação e Política Tecnológica. É um dos mais respeitados pesquisadores brasileiros de Comunicação Mediada por Computador e da teoria da propriedade dos bens imateriais.


 


O diretor de Conteúdos do Campus Party Brasil foi foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005) e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Lançou e coordenou inúmeros projetos de inclusão digital no País, inclusive os telecentros de São Paulo. É, ainda, autor de diversas publicações, entre elas: “Exclusão digital: a miséria na era da informação”; “Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento”; “Comunicação Digital e a construção dos commons”.


 


Roberto Andrade – Diretor de Comunicação e Marketing


 


Jornalista, pós-graduado em jornalismo digital, 25 anos de experiência em comunicação. Roteirista, produtor, repórter, editor e diretor de programas, filmes, documentários e videoclips nas redes TVE, Band, RBS, TV Globo, MTV e Antenne 2. Vencedor do 1º Festival do Minuto e premiado como produtor no Festival Internacional de Cinema, Vídeo e Televisão de Nova Iorque.


 


Roberto Andrade atuou ainda durante 15 anos no mercado publicitário, onde realizou mais de 700 trabalhos como produtor e diretor. Autor de artigos jornalísticos e técnicos publicados em jornais e revistas de todo País, atualmente é consultor de Conteúdos da Hotmedia Digital Solutions, consultor em Mídias Digitais da Laboris Consultoria e diretor de Comunicação e Marketing no Brasil da Futura Networks.


 


Robson Spadoni – Coordenador-executivo


 


Spadoni é um experiente profissional de Marketing, com 19 anos de trabalhos na área. O coordenador-executivo do Campus Party Brasil teve experiências em empresas multinacionais e nacionais dos segmentos de Relações Públicas e no Terceiro Setor, sempre com ênfase em desenvolvimento e produção de eventos. Robson tem ampla vivência em coordenação e realização de projetos, planejamento, orçamento e controle de budget.


 


Luiz Pestana Junior e David Ruiz – Coordenadores da Área de Desenvolvimento


 


Bacharel em Ciências da Computação, Luiz Pestana é sócio de uma empresa brasileira de desenvolvimento de softwares e games comerciais. Foi fundador da comunidade brasileira de desenvolvimento de jogos Gamedev-BR e é, junto com David Ruiz, responsável pela área de desenvolvimento do Campus Party Brasil.


 


David Ruiz também tem longa experiência na área de desenvolvimento de softwares e foi o fundador do portal RPG online. Ruiz faz dupla com Luiz Pestana Jr. na organização da área de Desenvolvimento do Campus Party Brasil.


 


Alexandre Simões – Coordenador da Área de Robótica


 


Alexandre da Silva Simões é graduado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Unesp, mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP.


 


Suas principais áreas de pesquisa são Robótica Autônoma e Inteligência Artificial. Foi orientador de diversos times de robôs premiados em competições brasileiras e internacionais, como a RoboCup e a IEEE. Atualmente, Alexandre é professor no curso de Engenharia de Controle e Automação da Uunesp, pesquisador do Grupo de Automação e Sistemas Integráveis, membro do comitê de Robótica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), membro do comitê da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), presidente da Robo Cup Brasil, coordenador-geral do Brazil Open e coordenador da área de Robótica do Campus Party Brasil.


 


Walmyr Thomazi Cardoso – Coordenador da Área de Astronomia


 


Walmir é assessor especial dos Planetários de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA). É professor do Departamento de Física da PUC-SP e pesquisador Associado do Instituto Socioambiental (ISA).


 


O coordenador da Astronomia no Campus Party Brasil é especialista em História da Ciência pela Unicamp e fez o mestrado em História da Ciência na PUC-SP. Trabalha também como consultor e apresentador da série da TV Cultura “Olhando para o Céu” e como coordenador educativo e apresentador dos programas “Sala de Professor” e “Acervo” da TV Escola – SEED/MEC. Mario Teza – Coordenador da Área de Software Livre


 


Mário é funcionário do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) desde 1984. Foi vice-presidente da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul) e fundador e membro do Projeto Software Livre do Rio Grande do Sul e do Projeto Software Livre Brasil.


 


Atualmente, Mario Teza gerencia em Porto Alegre a Unidade Regional da Dataprev. O coordenador de software livre do Campus Party faz parte do Consortium of Free Software Developers and Users in Latin America and the Caribbean da UNESCO e da Comissão Organizadora do Fórum Internacional Software Livre desde 2000. É membro eleito pelo terceiro setor para o Comitê Gestor da Internet do Brasil.



 


Link para o Site Oficial do evento: http://www.campusparty.com.br
Link para Arquivo de Fotos do Campus Party 2007
Informações para a imprensa:
Fone: (11) 3082-5553       
Priscila Cotta (11) 7814-4224-priscila@anexocom.com.br
Martim Pelisson(11) 9619-7744-martim@anexocom.com.br