Sem categoria

Festas e férias: deputada cobra detalhes de programas turísticos

O presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia (PT-SP), solicitou, em nome do Congresso Nacional, que a ministra Marta Suplicy informe detalhes dos programas de internacionalização, apoio e realização de eventos de turismo no país. O pedido de infor

A deputada quer saber a abrangência, no Acre, de programas como o Viaja Mais, uma iniciativa criada pelo governo federal para estimular o deslocamento de consumidores com renda insuficiente ou condição de lazer limitada.



“Muitos cidadãos acreanos e amazônidas estão optando por conhecer ou rever Machu Pichu, por exemplo. Quantos outros pontos turísticos foram preparados para serem explorados e isso não chega ao conhecimento do público?”, indagou a deputada. O Ministério do Turismo, segundo a lei, está obrigado a prestar todas as informações solicitadas, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade.



Já o Programa de Regionalização do Turismo, que prevê gestão descentralizada, é tido como um esforço coordenado entre municípios, estados e países para negociar, planejar e organizar socialmente entidades públicas e privadas interessadas no fomento do setor.  Sobre este programa, a deputada quis saber quais os mecanismos de estímulo existentes para desenvolver o turismo na região Norte e como as instituições poderão ter acesso a estes benefícios.



“A floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta, com suas belezas naturais, seu patrimônio ecológico, seu povo singular, pode tornar-se um roteiro para muitos cidadãos latino-americanos e do resto do mundo, trazendo dividendos para o Brasil e aos estados da Amazônia”, concluiu a deputada, que aguarda para a próxima semana as informações.



De Brasília
Assem Neto