Sem categoria

Fidel cumprimenta Chávez por sua dignidade e ética

O presidente cubano, Fidel Castro, enviou na segunda-feira (3) duas mensagens a seu colega e amigo Hugo Chávez. A primeira, um bilhete, felicita o presidente venezuelano por sua “dignidade ética”. A segunda, mais extensa, também termina com cumprimentos “

Primeira mensagem



“Querido Hugo, te felicito revolucionariamente por teu discurso na madrugada de hoje (3). Foi um 'veni, vidi vinci' de dignidade ética (alusão à célebre frase de César após uma campanha militar na Ásia, que significa 'Vim, vi, venci')”.
Fidel Castro Ruz, 3 de dezembro de 2007, 10h00



Segunda mensagem



“Querido Hugo, trato de ser o mais sintético possível em minhas reflexões, que são dirigidas ao público. Devo levar em conta o espaço que as agências noticiosas e a imprensa internacional dedicam aos fatos que ocorrem no mundo a cada 24 horas, e o máximo de tempo que uma pessoa dedica a uma idéia, entre milhares de outras. Até a rapidez com que um locutor lê na rádio ou acompanha o teleprompter na televisão influi na percepção das pessoas.



Deve-se levar em consideração a cultura e o nível de educação de cada país, assim como seu papel na tentativa de solução dos graves problemas que afligem o mundo.  Isso explica que muitas vezes eu escreva para informar o nosso povo, que também é teu, como ficou demonstrado desde teu primeiro contato público (em Cuba).



Hoje, segunda-feira, o povo cubano está ansioso por notícias sobre o caso da Venezuela, seu líder, seu destino e seus riscos. Por isso é meu dever recordar a reflexão Um povo sob fogo, que contém argumentos e frases que previam os acontecimentos. Ali expressei igualmente um pensamento que reafirmo: “Um magnicídio ou uma guerra civil na Venezuela, com suas enormes reservas de petróleo, arrebentaria com a economia mundial globalizada”.



Enviarei cópia desta segunda mensagem, depois de tua valente e sábia decisão, à Mesa Redonda da televisão nacional e internacional de Cuba.
As idéias de Bolívar e Martí vencerão! Um forte abraço revolucionário.



Fidel Castro Ruz, 3 de dezembro de 2007, 14h37.”