PCdoB/BA homenageia a socióloga Adnair França

Adnair França dos Santos foi homenageada no dia 1/12, na primeira reunião do Comitê Estadual do PCdoB /BA, eleito na última Conferência. Baiana de Guanambi, Dina, como era conhecida, morreu em Brasília, no dia 28/11, de complicações decorrentes de um Acid

Na década de 80, Adnair, funcionária da Emater-BA morou em Juazeiro, onde participou da estruturação do PCdoB, ainda  na semilegalidade. Integrou a Comissão Estadual para o Trabalho Camponês para a construção e estruturação do PCdoB entre os trabalhadores do campo  e deu contribuição decisiva nas relações institucionais com a CPT, Fetag e Contag.


 


A indignação com a dura realidade dos trabalhadores rurais do interior da Bahia foi traduzida no vídeo-denúncia sobre as mutilações dos trabalhadores do sisal submetidos ao trabalho precário. O filme ganhou destaque no Brasil e, na época, foi também premiado no Festival de Cinema de Cuba.


 


Adnair participou na Bahia da luta de resistência contra a ditadura militar e pela democracia no país. Integrante da Associação dos Sociólogos da Bahia (Aseb) deu sua contribuição à luta da categoria por conquistas de direitos.


 


Atualmente morando em Brasília, era produtora cultural e dedicava-se às causas ambientalistas e de estímulo ao cinema. Foi uma das idealizadoras do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que nasceu em 1998 em Goiás.


 


Adnair dirigia e era uma das proprietárias da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), Linda Serra dos Topázios, no município de Cristalina, Goiás. Vinculada ao Ibama e reconhecida pelo governo federal como permanente, embora particular, a Linda Serra dos Topázios é uma das primeiras reservas desse tipo criada na região do cerrado.


 


Solidariedade e dinamismo eram características marcantes da baiana que estava sempre revelando inquietude, mas que se deixava parar para contemplar, como Caymi, o mar de Itapoan, que adorava.


 


Dina participou de uma geração destemida e que sonhava com um Brasil melhor e, foi uma das melhores lutadoras dessa geração. Viva Dina.



 


De Salvador,


Julieta Palmeira