Sem categoria

Técnicos da UnB avaliam tremor que levou a morte uma criança

Três técnicos do Obsis (Observatório Sismológico de Brasília), da UnB (Universidade de Brasília), avaliam a partir de segunda (10) o que teria provocado o tremor de terra sentido no norte de Minas Gerais e que atingiu 4,9 graus na escala Richter. O desast

Segundo o professor de sismologia da UnB e responsável pelo Obsis, Lucas Vieira Barros, os técnicos irão avaliar as informações disponibilizadas em seis sismógrafos instalados na região norte do Estado de Minas. Além disso, eles devem fazer medições locais e entrevistar os moradores. Outros dois aparelhos devem ser instalados para monitorar eventuais abalos.


“Não descartamos novos abalos. Vamos tentar identificar de onde exatamente partiu o sismo e auxiliar a Defesa Civil no sentido de orientar os moradores da necessidade de reforço nas residências”, afirmou. Um laudo a respeito das causas do terremoto deve sair até o final da semana.


O tremor foi sentido na comunidade rural de Caraíbas, distante 35 km de Itacarambi. O abalo ocorreu na madrugada deste domingo e atingiu também, de forma mais leve, a cidade de Itacarambi e alguns pontos de Manga e Januária. O terremoto é o primeiro a registrar uma morte, segundo o Obsis, que iniciou seus registros em 1968.


Feridos


As outras seis pessoas que ficaram feridas são: Maria de Fátima Pereira, 44; Jesuína Fiuza Oliveira, 55; Jessielen Oliveira Silva, 5; Veralice Fiúza Oliveira, 25; Thiago Souza Santos, 8; e Osías Carvalho Santos, 45. Todos os feridos foram atendidos no Hospital Municipal Gerson Dias e já foram liberados.


O abalo destruiu seis casas. No total, 380 pessoas foram desalojados e mais 76 casas sofreram prejuízos. Trinta e cinco famílias foram alojadas na Creche Najila Nemer, em Itacarambi, segundo a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), do governo de Minas.


Ainda segundo o Cedec, outras 41 famílias atingidas foram alojadas em casas de parentes em Várzea Grande, distante 8 km de Caraíbas.


Segundo o governo de Minas, as casas atingidas pelo tremor de terra serão reconstruídas. Colchões, cobertores e cestas básicas saíram de Montes Claros (norte de Minas) rumo a Itacarambi e serão doados às famílias atingidas.


 


Inédito


 


Segundo Vieira Barros, a região é conhecida por falhas geológicas e dentre as possibilidades que podem ter provocado o tremor em Minas está a de um afundamento em uma caverna.


 


Ele e outros dois técnicos da UnB devem chegar na manhã desta segunda-feira (10) para avaliar o que de fato ocorreu.


 


Em maio, o Obsis já havia registrado um tremor de 3,5 graus no local e chegou a avisar a Defesa Civil para eventuais problemas, mas nenhuma ocorrência grave foi registrada.


 


Em outubro deste ano, os técnicos do Obsis instalaram seis estações sismográficas para monitorar a região norte de Minas. A análise desses equipamentos deve auxiliar os técnicos a descobrir o que teria provocado o tremor.