Seminário em Abunã discute PAFs

Depois de Cacoal e Cerejeiras, agora foi a vez do distrito de Vista Alegre do Abunã, município de Porto Velho (RO), sediar no domingo, dia 9, o 1º Seminário Agrário e Ambiental da Região do Abunã. Aproximadamente 70 trabalhadores sem-terra participara

O seminário foi promovido pelo Movimento Camponês Corumbiara (MCC), com apoio logístico do representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Amazonas e dos comitês Municipal e Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).


 


O seminário foi muito bem aceito pelos presentes. Foram debatidos detalhes do novo do PAF (Projeto de Assentamento Florestal), no sul do estado do Amazonas, na fronteira com Rondônia, e suas vantagens para o desenvolvimento sustentável da Floresta Amazônica.


 


O MCC articula para que os trabalhadores  façam o cadastro para se instalarem na área. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) tem como critério não favorecer aqueles que já tenham sido beneficiados e venderam a terra.


 


Os PAFs são uma nova modalidade de assentamento que favorecem famílias na Região Amazônica, aliando distribuição de terras e preservação do bioma. Serão assentadas 500 famílias no Sul do AM; cada uma receberá 500 hectares dentro do projeto. O seminário de Ponta do Abunã foi coordenado pelo dirigente estadual do MCC, Adelino Ramos, o Dinho, com a colaboração de Manuel Izídio, Francimar Alves, Irene Furtado e Severina Edileuza, da direção do PCdoB de Rondônia, seguindo a orientação do secretário  de Agricultura do Estado do Amazonas, Eron Bezerra (deputado estadual licenciado).


 


 


Mais informações no MCC, pelo telefone (69) 3226-9726


 


Da assessoria