Reunião discute consolidação do Plano Estadual do Livro e da Leitura
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove entre os dias 03 a 05 de janeiro a primeira reunião de implementação do Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL), no Hotel Oásis Praia das Fontes (Beberibe). O encontro visa subsidiar a constr
Publicado 02/01/2008 12:47 | Editado 04/03/2020 16:36
Denominado “Pacto Social Pelo Livro”, o encontro, em parceria com a sociedade civil, debate como política pública, anunciada pela atual gestão da Secretaria da Cultura, as ações do livro, da leitura e da biblioteca. O objetivo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará é, por meio do seu programa de excelência, Biblioteca Cidadã, superar problemas constatados no Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais, não só com a aquisição de 3,5 milhões de livros e periódicos que propõe, mas também promover a modernização do próprio Sistema e a ampliação e capacitação do quadro pessoal que nele trabalha.
Na ocasião, seis grupos temáticos discutem a implementação do PELL: “cadeia reguladora”, “cadeia criativa”, “cadeia produtiva”, “cadeias mediadoras 1 e 2 ” e “cadeia formadora”. Essa divisão dinamiza o encaminhamento das proposições que surgirão na reunião, relativas à legislação vigente, direitos autorais, mercado editorial, literatura cearense, mecanismos de ampliação da oferta e procura de livros, estrutura de livrarias e bibliotecas e educação literária, entre outros tópicos.
Essas discussões serão baseadas em eixos propostos pelo PNLL, e,do encontro, deve sair a Carta do Pacto Social pelo Livro, um documento específico com diretrizes, propostas e resoluções para o PELL.
Diversas instituições convidadas participam deste encontro, como APRECE, UNDIME, UNICEF, SESC, SEBRAE, Conselho Estadual de Cultura, Conselho de Educação do Ceará, SINDILIVROS, ACL, universidades, ONGs e organizações de classe.
Estão confirmados, também, para participar do evento o Secretário Executivo do PNLL, José Castilho, o Coordenador das Políticas do Livro do MinC, Jérfeson Assumpção e a representante da Fundação Biblioteca Nacional, Sandra Domingues.
Assim, com o PELL, o Governo do Estado do Ceará compromete-se a assegurar ao povo cearense o direito pleno de acesso e manuseio do livro, considerado o principal meio de difusão cultural, transmissão de conhecimento e fomento à pesquisa social e científica.
Fonte: Governo do Estado do Ceará