Piauí participa do Curso Nacional do PCdoB
O professor Solimar, da Universidade Federal do Piauí, está em São Paulo representando o Piauí na segunda edição do Curso Nacional de Quadros da Escola Nacional do PCdoB que teve início na semana passada. Com duração de dez dias, um a mais que o anterior
Publicado 16/01/2008 23:40 | Editado 04/03/2020 17:02
Foram disponibilizadas 123 vagas para ambas as edições. Na primeira, pouco mais de 80 alunos participaram das aulas. Nesta edição, o número poderá chegar a 180, vindos de praticamente todos os estados. Os alunos serão divididos em duas turmas, cada uma com seu próprio representante.
Segundo Nereide Saviani, coordenadora pedagógica do curso, “a resposta do partido nos estados superou todas as expectativas” e novas vagas tiveram de ser abertas. “Estamos bastante contentes porque vamos realizar um empreendimento grande e percebemos que o coletivo tem demonstrado um enorme interesse. Apesar de ser janeiro, período de recesso quando muitos estão de férias e viajando, estamos com as vagas esgotadas”, disse.
Para esta nova edição, algumas mudanças sugeridas no curso passado serão postas em prática. Entre elas está o aumento da duração, de nove para dez dias; mais espaço para tempo livre; atividade cultural e uma mesa noturna sobre o tema “Existência Social e Consciência Social: Classe, Gênero, Raça/Etnia”, ministrada pela professora Madalena Guasco e pelo jornalista José Carlos Ruy.
Além disso, os grupos de discussão e trabalho terão o acompanhamento de monitores para aprofundar e estimular o debate de questões tratadas em sala de aula. “Um de nossos objetivos é formar quadros que possam reproduzir o curso de nível 2 em seus estados”, explicou Nereide.
O curso acontece no Atlântida Park Hotel, em Atibaia, rodovia Fernão Dias, km 37,5, a 52 quilômetros de São Paulo.