Sem categoria

Niemeyer recebe presente de Fidel pela delegação brasileira

No dia 26 de dezembro último, tive a feliz oportunidade de participar da entrega do presente de Fidel Castro para Oscar Niemeyer, pela passagem dos 100 anos. A entrega foi feita pelo Ministro Conselheiro da Embaixada de Cuba, Alejandro Palácios, acompa

Fidel enviou junto com o presente, um cartão, enaltecendo as qualidades do aniversariante, que chega aos 100 anos de idade, mantendo com firmeza os valores revolucionários.


 


O evento ocorreu no escritório de Niemeyer, num edifício antigo, em Copacabana, no Rio. Situado no último andar, o escritório tem a marca do grande arquiteto, com vidros de linhas curvas, que permitem visualizar, como diz o próprio Niemeyer, “o mar imenso e o céu de Copacabana”. Trata-se de uma imagem que é considerada como uma das mais belas do mundo.Se você mantiver uma certa distância dos vidros, tem a sensação de que o mar está passando por baixo do escritório.


 


Fiquei impressionado com a lucidez de Niemeyer, que fala sobre os mais variados temas, enaltecendo a participação da juventude no processo de transformação da sociedade, considerando Fidel como o grande comandante da luta pela libertação da América Latina, insistindo na importância de persistirmos na luta pela conquista do socialismo, mantendo sempre a perspectiva da vitória dos revolucionários.


 


Ao mesmo tempo, contou-nos, com muito humor, um episódio ocorrido, por ocasião da visita que recebeu de Fidel, no referido escritório. A conversa dos dois foi muito animada, terminando por volta meia-noite. Fidel despediu-se de Niemeyer e, quando se aproximou do elevador, constatou que o mesmo não estava funcionando. Para descer até o térreo, a outra alternativa tinha como pré-requisito passar por dentro de um dos apartamentos.


 


Após tocar a campainha do referido apartamento, a porta abriu-se e o morador de pijama, recebeu um pedido surpreendente e inusitado:”o senhor permite que transite agora, no interior do seu apartamento, Fidel Castro e os seus três seguranças (que segundo Niemeyer tinham dois metros de altura)? O morador, extremamente assustado,acabou permitindo que Fidel e os seguranças passassem, e só depois de algum tempo, conseguiu entender o que estava ocorrendo.


 


As homenagens a Niemeyer pelos seus 100 anos aconteceram em vários países. No Brasil, a edição de cadernos especiais, produção de documentários, lançamento de livros, inúmeras homenagens, ressaltaram a genialidade de um dos maiores arquitetos que a humanidade produziu. A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), no seu congresso de fundação, aprovou, por unanimidade, uma moção, que traduz toda a admiração, que os sindicalistas classistas têm, por Niemeyer.


 


Temos muitos motivos para homenagear Niemeyer, a começar pela fantástica obra que produziu e continua produzindo. Ressalta-se que, no dia 26 de dezembro-um dia depois do Natal- ele foi ao escritório, para receber o presente de Fidel, mas também, para continuar trabalhando, na produção de projetos que está desenvolvendo, atualmente. Nós também o homenageamos em função da pessoa que é, solidária, comunicativa, compreensiva, acessível.


 


Mas, há algo em Niemeyer que, no meu entendimento, vai além, que é o fato de chegar aos 100 anos de idade, com os mesmos ideais, com os mesmos valores humanos que norteiam a sua vida, com a visão estratégica de que é necessário lutarmos para superar o capitalismo e alcançar o socialismo.


 


Ele desmente, na prática,o mito de que a luta pelo socialismo é coisa só da juventude e não de idosos.Estes se adaptariam ao sistema porquê são mais amadurecidos e conhecedores da realidade. O mito tem sido desmentido por homens e mulheres comunistas, tais como João Amazonas, Elza Monerat, Oscar Niemeyer e tantos outros, que oferecem a sua vida pela libertação da humanidade.
 


* Augusto César Petta é diretor do Sindicato dos Professores de Campinas e do Centro de Estudos Sindicais.