Sem categoria

Omissão do Estado é responsável por situação da PM, diz Lula

No discurso de lançamento do programa Bolsa Formação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a omissão do governo nos últimos 30 anos é responsável pela atual situação dos policiais no país, mas evitou apontar culpados. “O Estado foi conivente c

O programa lançado neste sábado (8) no Rio de Janeiro vai conceder até R$ 400 pelo período de 12 meses para policiais civis e militares bombeiros, agentes penitenciários e peritos que recebem até R$ 1,4 mil bruto. O valor do benefício depende da patente do funcionário e, para ter direito a receber, é preciso que a pessoa não tenha cometido infrações administrativas ou penais nos últimos cinco anos.



“Vocês [beneficiários do programa] são vítimas de má-formação, muito pouco salário e muita cobrança. Esse programa é pouco, mas é um início extraordinário”, disse Lula.



Segundo o presidente, é preciso valorizar, cada vez mais, as pessoas que trabalham com segurança pública no país. “Muitas vezes não compreendemos que, quando o policial tem de subir no morro, pode subir para querer prender alguém, mas na cabeça dele sabe que tem mulher, filho, e que muitas vezes está passando a mesma fome daqueles que estão na favela”, disse.



Ele ainda afirmou que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Maguinhos, no Complexo do Alemão e na Rocinha, são uma “intervenção rápida” na região. “Não é só abrir rua. É abrir rua e colocar creche, hospital, escola, campo de futebol”, disse. “Se não, a vida continua: poucos tendo acesso a muito e muitos tendo acesso a nada”, completou.



O presidente reconheceu que há corrupção na polícia, “gente ineficiente que trabalha contra a própria auto-estima da polícia”. Mas, lembrou que a corrupção está também em outros setores. “Na polícia tem corrupção. E na política não tem? No empresariado não tem? No Judiciário não tem? Em todos os setores tem”, disse.



Fonte: Agência Brasil