Sem categoria

AIEA lembra 20 anos de acidente em Goiânia

Mais de 600 pessoas foram contaminadas por restos de material atômico encontrados num ferro-velho na capital de Goiás. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, lembrou na última sexta-feira os 20 anos do acidente radioativo com o Césio 137 em Goi

Segundo a agência da ONU, foi o pior acidente com uma fonte radioativa do mundo.  Mais de 600 pessoas foram contaminadas por restos de material atômico encontrados num ferro-velho. Quase 50 foram hospitalizadas.



Lições Aprendidas



“O acidente de Goiânia abriu um espaço de discussão e verificou-se que havia uma necessidade de fortalecer as entidades regulatórias para o controle das fontes, desde que as fontes são fabricadas até a fonte deixar de ser utilizada”, disse Eliana Amaral, diretora da Divisão de Radiação, Transporte e Segurança da Aiea.



Eliana destacou os avanços conquistados após o acidente. “Foi desenvolvido um código de conduta para segurança física e tecnológica de fontes radioativas, que envolve também o controle de importação e exportação de fontes. De uma maneira geral, fortaleceu-se o sistema em nível nacional e internacional de controle das fontes, desde a sua fabricação até ao final”, disse.


 


A Aiea pretende realizar ainda este ano um evento para discutir a elaboração de um plano de ação e controle sobre resíduos radioativos.


 


Fonte: Rádio das Nações Unidas