Sem categoria

Áreas de fronteira do país devem ganhar novas hidrelétricas

O governo brasileiro já decidiu desenvolver projetos de co-geração de energia elétrica, com a construção de usinas nas regiões de fronteira com a Argentina e a Bolívia. A informação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que participou nesta segu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o ministro, já acertou com os presidentes dos dois países uma reunião de ministros de Minas e Energia para, ainda neste mês, tratar da retomada dos projetos de construção de hidrelétricas nessas áreas.



“São hidrelétricas que, em sua totalidade, poderão produzir em torno de 12 mil megawatts. A partir dessa reunião, nós vamos cuidar do levantamento estatístico e de todas as providências necessárias para viabilizar os projetos. Portanto, a decisão política já está tomada”, afirmou Lobão.



Embora os entendimentos envolvam, em um primeiro momento, apenas a Argentina e a Bolívia, há a possibilidade de que sejam desenvolvidos projetos com outros países “que possam vir a se interessar”, acrescentou o ministro.



A Eletrobrás já tinha estudos para o desenvolvimento de projetos de co-geração de energia com a Bolívia, mas eles foram suspensos depois da decisão do presidente Evo Morales de privatização de ativos e reservas petrolíferas no país.



Fonte: Agência Brasil