Comunistas se reúnem no Fórum Regional do Lago do Tucurui

Cumprindo resolução da última reunião do Comitê Estadual do PCdoB Pará reuniram-se em Tucuruí os dirigentes comunistas dos municípios do sudeste paraense organizando o Fórum Regional do Lago do Tucuruí na manhã do domingo, dia 16 de abril.

A reunião contou com a presença da dirigente do Comitê Estadual, Eneida Guimarães. Além de Eneida estiveram presentes, o presidente do P C do B de Novo Repartimento Genilsom Lourivaldo da Silva, atual chefe de gabinete do Prefeito Municipal; Sebastião Constantino Presidente do P C do B do município de Goianésia e o Presidente do PC do B de Tucuruí Francisco Afonso Demétrio, além de várias lideranças da cidade de Tucuruí, pré-candidatos a vereador e vereadora que concorrerão às próximas eleições.


 


A realização do Fórum Regional do Lago do Tucuruí foi mais um esforço das direções comunistas, tanto do Comitê Estadual como das direções comunistas dos municípios, registrando a ausência da representação do partido do município de Breu Branco, a qual foi justificada por problemas de saúde. É a concretização na prática da idéia de realizar uma rodada de reuniões nos diversos Fóruns Regionais do Estado do Pará para replicar o debate político transcorrido a cada reunião do Comitê Estadual e encaminhar as resoluções políticas aprovadas.


 


Tratou-se da situação política, a importância das eleições 2008 em preparação às eleições de 2010 tendo em vista a conquista de espaços por lideranças do PC do B nos cargos majoritários e proporcionais em nível local. Após exposição da representante do comitê Estadual cada Presidente expôs a situação do Partido em seu município, a correlação de forças, nossas possibilidades eleitorais, nomes e estratégias para garantirmos resultados promissores no pleito eleitoral que se aproxima. Também se discutiu sobre a importância do Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seção Pará que acontecerá dia 26 de abril em Belém, agenda que os dirigentes municipais se comprometeram em encaminhar sindicalistas para participarem do referido Congresso; outro tema em debate foi à preparação do Fórum Social Mundial que ocorrerá em Belém no ano de 2009.


 


Odércio Monteiro da Silva um dos pré-candidatos do PC do B que conta com amplo apoio dos seguimentos populares de Tucuruí informou que o Movimento dos Atingidos pela Barragem – MAB e Movimento dos Sem Terra MST estão organizando uma caminhada de Tucuruí até Belém por ocasião do FSM, distancia percorrida em seis horas por ônibus da linha. No final ficou acertada a data da próxima reunião do Fórum Regional do Lago do Tucuruí pautada para o dia 17 de maio. 


 


De Belém,
Eneida Guimarães