Artigo: A CIA e a manipulação da informação

 A manipulação da informação sempre foi uma arma da CIA contra os países socialistas, contra os comunistas, contra qualquer um que contrariasse interesse norte-americano.

 Os Estados Unidos, através da CIA, financiaram e financiam escritores, jornalistas, livros, jornais e revistas, enfim, os meios de comunicação em todo o mundo, com o objetivo de desacreditar o socialismo, os socialistas e as forças progressistas. É uma campanha mentirosa, falseando a verdade de acordo com seus interesses, basta ouvir os noticiários, ler a maioria das revistas de circulação nacional e assistir a tevê Globo e similares, inclusive a sua matriz, a CNN, para comprovar.



 É a tentativa de criar o consenso midiático e, diante da massiva propaganda, acaba de certa forma, criando esse consenso. É uma verdadeira massificação da desinformação, basta ver quantas matérias saíram e ainda saem na grande imprensa com esse sentido.



 A Revista Fórum, Nº 60, traz como matéria de capa uma reportagem sobre a revista Veja e o Presidente Lula, com o titulo – “Veja: por que tanto ódio?”. Reportagem mostrando a manipulação da informação e o doentio comportamento ultra-direitista dessa revista contra o Presidente Lula e as esquerdas da América Latina. A Veja é, hoje, a porta-voz desse segmento ideológico aqui no Brasil. 



 A rede Globo de Televisão, no mês de março, deste ano, exibiu uma minissérie chamada, “Queridos Amigos” que foi uma verdadeira lavagem ideológica. Anticomunista, anti-engajamento da juventude nos movimento de esquerda, uma propaganda ideológica sublinear de uma sutileza a fazer inveja a Joseph Goebbels.



 Ultimamente tem aumentado o número de matérias e publicações anticomunista. Existe uma grande quantidade de “biografias” e matérias ditas “jornalísticas”, encomendadas, que tem sido publicada, sobre Fidel, Mau Tsé-tung, Che, Stálin, Lênin e outros ícones do socialismo, todas com o mesmo objetivo, macular a imagem dessas personalidades e do socialismo. Os novos líderes da América Latina são ridicularizados: Chávez, Evo Morales, Correia, Lula, Daniel Ortega, a Farc e os seus lideres revolucionários. Parece que a esquerda está chegando ao poder em todos os recantos do mundo ou estamos vivendo em plena Guerra Fria, a campanha é perversa, é massiva, é permanente.



 A China tem sofrido o pão que-o-diabo-amassou, da mídia facciosa. Agora mesmo, quando se aproxima as Olimpíadas de Pequim, tem início uma campanha suja feita pelos meios de comunicação controlados pelas agências noticiosas, tipo CNN, contra o governo chinês. É um jogo orquestrado. Campanha essa retomando um tema que já estava superada há muito tempo, o caso do Tibete. Esse é um dos casos, patente, da mais pura manipulação da informação, com o objetivo, muito claro, de tira o brilho de uma das Olimpíadas que se projeta ser uma das mais brilhantes das últimas décadas.



 Foi publicado, recentemente, um trabalho da Jornalista inglesa Frances Stonor Saunders, com o título “Quem pagou a conta? A CIA na Guerra Fria da Cultura” editora Record, RJ – 2008, mostrando como a CIA utilizou e ainda utiliza escritores e jornalistas na propaganda anticomunista. São revelados nomes de escritores e artistas a serviço dos interesses ianques entre eles a que chamou mais a minha atenção foi de Hannah Arendt, filosofa e intelectual. Com um falso mando de neutralidade ela critica de forma contundente o socialismo real e enaltece uma falsa democracia, a cristã/ocidental. Outros intelectuais como George Orweel, Alexander Soljenitsyn, Raymond Aron e o pintor abstrato Jacson Pollock foram citados como financiados com esse mesmo objetivo, utilizando o seu nome na propaganda anticomunista.



 A mais clara manipulação da informação feita pela CIA, nos últimos tempos, foi o caso da invasão do Iraque. Milhares de pessoas foram mortas em nome da democracia e da paz. As armas químicas e biológicas, as ligações de Saddam com Bin Lade, histórias inventadas nos porões da CIA e esparramadas em todo o mundo pela mídia controlada pelas agências de notícias norte-americanas, nunca existiram. Milhares e milhares de crianças, homens e mulheres, tiveram suas vidas ceifadas, em um genocídio, sem que os criminosos fossem acusados e muito menos condenados pelos hediondos crimes praticados. Pior, sendo enaltecido como os guardiões da democracia. O cuidado com o que a mídia diz é de fundamental importância na compreensão dos acontecimentos e da verdade histórica. Temos que ter cuidado na manipulação da informação, sempre ter uma leitura critica dessas informações, buscando o outro lado da notícia.


 



Antonio Capistrano é filiado ao PCdoB