Prefeita de Olinda se reúne com comitê do PCdoB em Salvador

Os desafios enfrentados por uma gestão democrática com participação popular foram discutidos no encontro entre a prefeita de Olinda (PE), Luciana Santos, e integrantes do comitê municipal do PCdoB em Salvador. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, (17/0

A reunião foi aberta pelo presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo, que informou sobre o andamento da construção do programa de governo, que será apresentado pela vereadora Olívia Santana durante a campanha para a Prefeitura de Salvador. Segundo ele, os grupos temáticos já foram implantados e devem ser reunir nos próximos dias para debater propostas sobre educação, transporte, emprego, habitação, dentre outros temas de interesse da população. Galindo lembrou também da importância da contribuição de todos para a construção do programa.


 


Em um clima de total descontração, Luciana Santos falou dos problemas que enfrentou durante a campanha eleitoral para o primeiro mandato em 2000 e das lições que a levaram a se reeleger prefeita de Olinda em 2006. “Durante a primeira campanha tive que levar minha família para o palanque para convencer os eleitores. Na segunda vez já não precisei disso, apresentei apenas os trabalhos desenvolvidos durante minha gestão e apontei o que poderia ser feito para a frente. Investi também na campanha corpo a corpo, que sempre dá resultado”, ressaltou.


 


A prefeita falou ainda do seu modo de administrar uma cidade com problemas de cidade grande e orçamento de município pequeno. “O meu primeiro desafio foi perceber o que era possível fazer com a nossa receita, que é pequena, para resolver os problemas da população. Apostei na gestão com participação popular. Foram eleitos conselhos de educação, meio ambiente, saúde, desenvolvimento humano e até da preservação do patrimônio histórico. Com isso, o povo é que define onde os recursos serão utilizados”.


 


O orçamento participativo também foi adotado pela prefeita. “Elegemos também algumas prioridades como o desenvolvimento econômico com preservação do patrimônio cultural, cuidar da cidade, investir na educação e fazer projetos de inclusão social, principalmente para a criança e o idoso. Assim conseguimos reduzir drasticamente o analfabetismo, praticamente acabamos com as mortes com o deslizamento de encostas e ainda garantimos a participação da população na preservação da cidade”.


 


Comparando a situação do patrimônio histórico de Olinda com o de Salvador, Luciana Santos lembrou da forma contraditória como foi realizada revitalização do Pelourinho. “Nas outras cidades, os governos estimulam a habitação nos casarões coloniais, pois isto facilita a sua preservação. Em Salvador, o processo se deu ao contrário, com a população sendo expulsa do Centro Histórico para a instalação de comércios. Isto gerou a insatisfação e as dificuldades de manutenção da área hoje em dia”.


 


Luciana falou ainda da importância de fazer alianças para governar bem e deu três dicas para uma administração municipal. A primeira é de quem não atrapalha já ajuda muito. A segunda diz que o inimigo do bom é o ótimo e a terceira, é que fazer o óbvio não é fácil. “È preciso muita persistência para governar bem. Você pode ouvir muitos conselhos, mas deve fazer o que o povo precisa. Para isso é preciso conhecer as demandas da população, ou seja, é preciso ir para as ruas”, concluiu.


 


Atenta às dicas de Luciana Santos, a vereadora Olívia Santana encerrou o encontro falando da importância de ouvir quem já chegou à prefeitura, mesmo sendo mulher e comunista. “As palavras de Luciana reanimam o nosso caminho, pois temos consciência do desafio que vamos enfrentar, mas não pretendo desistir. Não será difícil seguir o conselho de conversar com o povo, pois já faço isso no meu dia a dia. Falta agora só conquistar a vaga na Prefeitura de Salvador”, declarou Olívia.



De Salvador,
Eliane Costa