Sem categoria

Hillary vence na Pensilvânia mas com Obama nos calcanhares

A agência Associated Press e as redes de TV dos Estados Unidos anunciavam na noite desta terça-feira (22) uma vitória de Hillary Clinton nas eleições primárias da Pensilvânia, decisivas para a senadora continuar com chances na disputa pela indicação d

Obama levava a dianteira na maior cidade do estado, Filadélfia, com 1,5 milhão de habitantes. Mas perdia no segundo maior colégio, Pittsburgh, 300 mil habitantes. Hillary contava com o perfil do eleitorado da Pensilvânia, com forte presença de operários  brancos e de idade mais avançada, já tendo organizado uma festa da vitória no centro de Filadélfia. Observadores acreditam que sua vantagem ainda deve crescer um pouco, já que ela teve melhor desempenho nos condados rurais, onde a apuração é mais vagarosa.

Obama pôs em dúvida, antes da apuração, as suas condições de vencer as primárias no estado, considerado um reduto de Hillary. Prometeu porém um resultado apertado, como parece indicar a apuração. A vantagem da ex-primeira dama veio caindo nas pesquisas locais, porém apenas um quarto dos eleitores decidiram em quem votar na última semana, conforme as sondagens de boca-de-urna, dificultando uma virada.

O comparecimento foi maciço – ajudado pelo dia de sol. Calcula-se que mais de 2 milhões de eleitores  votaram, o que pode ter atingido o dobro dos 26% que compareceram às urnas no mesmo estado durante a campanha de 2004.

Os votantes democratas também criticaram as recentes trocas de acusações entre os dois concorrentes, um inesperado auxílio ao candidato do neoconservadorismo, John McCain. Este, já com a indicação assegurada, teve mais uma vitória tranqüila nas primárias republicanas, recolhendo mais de 72% dos votos segundo os resultados parciais, em um total de menos de 700 mil votantes.

A Pensilvânia elege 158 delegados à Convenção Democrata e é o último grande colégio eleitoral na disputa pela indicação democrata. As próximas primárias, dentro de duas semanas, serão em Indiana (que elege 72 delegados) e Carolina do Norte (115 delegados). No primeiro caso o resultado é incerto e no segundo deve favorecer Obama.

Analistas avaliavam que uma dianteira de 40 votos na Pensilvânia seria necessária para Hillary barrar as pressões para desistir da candidatura. Mas os dois contendores ainda estão longe dos 2.025 delegados que asseguram o resultado da Convenção. Até o momento, Barak Obama tem uma dianteira de 155 delegados sobre Hillary Clinton, conforme o cálculo do The New York Times, que registra um escore de 1.636 a a.481. A Associated Press dá 1.648 para Obama e 1.537 para Hillary, uma diferença de 111 delegados.

Da redação, com agências