Sem categoria

Editora alemã lançará versão impressa da Wikipedia

Cerca de 50 mil dos artigos mais populares da Wikipedia alemã serão publicados no papel. A tentativa é de combinar as enciclopédias mantidas por usuários on-line com o bom e velho livro. A editora alemã Bertelsmann vai publicar a primeira de uma provável

A editora anunciou nesta quarta (23) que planeja publicar a “Enciclopédia Wikipedia” a partir de setembro, com os 50 mil termos mais procurados na versão alemã de enciclopédia on-line.


 


Beate Varnhorn, chefe das publicações da Enciclopédia Bertelsmann, diz que o conteúdo reunido em uma edição de papel levará a Wikipedia a uma nova audiência.


 


Conteúdo eterno


 


Ela diz que a versão alemã da Wikipedia tem cerca de 740 mil artigos, que poderiam render centenas de versões impressas – o que não seria um bom negócio para o mercado de livros na Alemanha, diz ela. 


 


Por outro lado, uma coletânea anual pode fazer sentido, afirma. Ela diz que a editora filtrou uma lista dos termos mais populares e encontrou palavras como “Carla Bruni” (primeira-dama francesa) e “Nintendo Wii” (videogame), além de músicos e escritores alemães.


 


Assim como a versão on-line, a enciclopédia no papel terá licença livre, o que significa que o conteúdo poderá ser livremente distribuído e copiado, inclusive para fins comerciais. A edição terá 992 páginas e será vendida a US$ 31,80.


20 mil exemplares


 


A divisão da editora Random House (parte do grupo Bertelsmann) anunciou que o volume terá mil páginas e será colocado à venda em Setembro na Alemanha, por 19,95 euros.


 


A Wikipédia alemã em livro terá uma tiragem relativamente modesta: 20 mil exemplares. Os artigos incluídos foram condensados por uma equipa de dez editores. Um euro por cada exemplar vendido reverterá para a fundação que gere a Wikipedia alemã (que, como todas as outras, depende quase exclusivamente de doações).


 


A Wikipédia em papel? Parece um contra-senso. Desde o seu lançamento, em 2001, a Wikipédia é a mais popular obra de referência na Internet. É grátis; qualquer pessoa a pode editar. Tem, segundo a própria Wikipédia, mais de dez milhões de artigos, escritos em 253 línguas. Está na Internet, o que lhe permite ser actualizada literalmente ao segundo.


 


Versão mais popular


 


A versão mais popular é a de língua inglesa – tem mais de 2,3 milhões de artigos e quase sete milhões de utilizadores registados.


 


Em segundo lugar, está a Wikipédia em alemão, com 739 mil artigos e 548 mil utilizadores (a versão em português é a oitava nesta escala, com 373 mil artigos, tantos como os utilizadores registados).


 


A apetência para a produção enciclopédica da nação de Goethe e Humboldt teria inspirado a Random House a lançar a Wikipédia em papel.


 


Num comunicado, Beate Varnhorn, directora de publicações da Bertelsmann, disse que o objectivo do livro será “ganhar um novo público para aprender a conhecer e colaborar no projecto Wikipédia”. Varnhorn coloca a hipótese de a edição ser actualizada anualmente.