Sem categoria

Goiás dá pensão a vítimas de acidente com Césio-137

Quase 21 anos depois, um grupo de 199 servidores públicos que trabalharam de forma direta no atendimento no acidente radiológico com o Césio-137 foi reconhecido nesta sexta-feira (25) como vítima pelo governo de Goiás.

Os servidores trabalharam na época no atendimento e socorro de pessoas, limpeza de áreas e segurança de imóveis. Com a decisão, eles passam a ter direito a uma pensão vitalícia no valor mensal de R$ 482.



“Hoje o governo de Goiás reconhece, oficialmente, o trabalho daqueles que se empenharam diretamente no socorro às vítimas do acidente com Césio-137”, disse o governador Alcides Rodrigues, durante cerimônia no palácio do governo.



O acidente radiológico com o Césio-137 ocorreu, em Goiânia, no dia 27 de setembro de 1987. Mas até hoje, as autoridades médicas desconhecem o número de vítimas do rastro de radiação originado pelo produto no centro da Cidade.



No total, e desde 2002, cerca de 860 pessoas reivindicam a aposentadoria vitalícia. Em tese, elas estiveram envolvidas no acidente, entraram em áreas contaminadas sem saber, mas não foram reconhecidas pelos médicos responsáveis pelo atendimento às vítimas.