Sem categoria

Lula diz que Brasil ganhará “guerra” dos biocombustíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado 926) que o Brasil ganhará a “guerra” dos biocombustíveis, em discurso no qual voltou a fazer fortes críticas aos países ricos.

Ao participar da inauguração de uma usina petroquímica da Braskem e da Petrobras em Paulínia (SP), Lula disse que a escassez de alimentos não tem nada a ver com a produção dos biocombustíveis.



“É uma falácia, é uma tentativa de manter os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. Não é uma briga pequena, e chamo de medíocre, pobre de espírito e vergonhosa esse tipo de manifestação. É um debate eminentemente comercial e o Brasil não quer participar de uma guerra, mas dessa guerra ele não fugirá e vencerá”, afirmou.



“Eu espero que essa guerra não aconteça. Mas, se eles (os países ricos) querem fazer a guerra tecnológica, guerra ambiental, guerra comercial, que saibam que o Brasil, por mais que não goste de entrar em guerra, não vai perder”, ressaltou o presidente.



A defesa do etanol feita por Lula foi apoiada pelo governador de São Paulo, José Serra, para quem “é um absurdo dizer que o etanol tem culpa da inflação dos alimentos”.



O presidente se referiu também à “defasagem” entre a alta do preço internacional do petróleo e o da gasolina no mercado brasileiro, que não tem um aumento “proporcional” desde 2005, mas evitou dizer se haverá uma elevação do valor do combustível no país.



“O mundo, cedo ou tarde, não poderá desprezar o etanol. A Alemanha produz de beterraba, que é muito mais caro, ou o compra de nós. É um debate comercial que não tem nada de tecnológico”, disse Lula.



“Uma alta no preço da gasolina passa pelo governo e até agora não tenho nenhuma informação a respeito”, ressaltou.



Fonte: Efe