Sem categoria

Conferência revela a voz da juventude que vive com Aids

A equipe da Rádio Jovem – Levante a sua Bandeira, conversou no domingo (27), durante a 1º Conferência Nacional de Juventude, com Thiago Barbosa, do grupo Viver, de Minas Gerais, Carina Ferreira, do grupo Terceiro Futuro, também de Minas Gerais, e

Segundo Thiago, as realidades são complexas e diversas para os jovens portadores de HIV. “Tem diversas realidades, tem desde o jovem que tem todo atendimento particular e a sua disposição em casa, ao jovem que não possui recurso nenhum, nem mesmo alimentação”, conta.


 


Se a realidade é diversa, o processo de aceitação da Aids não parece diferir muito da classe social a que pertence o jovem.  


 


“A aceitação é difícil para todos e passa por várias fases”, atesta Carina. “Tem a fase de barganha, de crença, de achar que pode achar a cura. Aceitar é sempre muito duro porque se fica à mercê do estigma que a sociedade faz do jovem e ainda mais do portador de HIV”, explica.


 


Para os entrevistados, a ausência na mídia de jovens portadores da doença aumenta o preconceito e prejudica o combate a Aids.


 


“Não tem uma representação do jovem soropositivo na mídia. Tem uns e outros jovens que se mostram, mas a maioria não aparece por preconceito”, fala Thiago. 


 


Ouça aqui a íntegra da entrevista


 


Fonte: http://www.revistaviracao.org.br/juventude/