Sem categoria

PT decide apoiar Flávio Dino (PCdoB) para prefeito de São Luís

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores reuniu-se neste final de semana na capital maranhense e aprovou, por maioria, a aliança com o candidato do PCdoB à prefeitura de São Luís, deputado federal Flávio Dino. O PT vai, agora, abrir prazo para i

Com o apoio do PT, Flávio Dino garante um maior tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito, o que, acredita, ampliará suas chances de chegar ao segundo turno. Devem disputar a indicação de vice na chapa de Flávio Dino o ex-candidato a governador, Raimundo Monteiro; o ex-vereador Kleber Gomes e o jornalista Ed Wilson Araújo.



Durante todo o dia, 206 delegados eleitos no último dia 20 debateram sobre qual rumo o partido deveria tomar. Ao final, 108 delegados votaram pela coligação e 97 posicionaram-se pela candidatura própria. O projeto de aliança com o PCdoB era defendido, incialmente, pelo grupo da deputada Helena Barros Heluy, que era minoria no encontro de ontem. O grupo de Washington Oliveira, com 96 delegados, mesmo total que tinha o grupo de Bira do Pindaré, defendia coligação sem fechar com um partido específico. Mesmo em menor número, a corrente de Helena Heluy saiu vencedora, com 108 votos contra 97. Primeiro porque garantiu o voto aberto, evitando o risco de defecções. Depois pelo apoio dos aliados de Washington Oliveira, primeiro ao projeto de coligação, em seguida à tese de aliança com PCdoB.



Para o presidente do PT, Fernando Magalhães, o PT saiu do encontro com uma posição construída democraticamente ao longo de vários meses. “Não há derrotados e vitoriosos; agora estamos todos juntos para ampliar forças e eleger uma bancada de vereadores e o deputado Flávio Dino a prefeito municipal”, resumiu.



Decisão fraterna



O deputado Flávio Dino compareceu ao encontro para receber a decisão dos petistas. No seu primeiro pronunciamento como candidato também do PT ele agradeceu o que classificou de decisão “fraterna, solidária e generosa”. Flávio Dino antecipou que a partir desta segunda-feira (28) pretende organizar a sua campanha junto com o PT e que aguarda a confirmação do apoio do PSB e PCB.



“Vamos construir juntos uma proposta capaz de tocar as mentes e corações do povo de São Luís e sobretudo assegurar a melhoria das condições de vida de nosso povo e fazer de nossa cidade um lugar para se viver e ser feliz”, discursou.



Novo rumo



O presidente do Comitê Municipal do PCdoB em São Luis, jornalista Márcio Jerry, disse que a decisão do PT em apoiar a pré-candidatura de Flávio Dino dá um rumo novo na conjuntura política da cidade e torna ainda mais viável a vitória da esquerda.



Para Márcio Jerry a decisão do PT praticamente consolida a candidatura de Flávio Dino. “Temos conversas muitas avançadas com o PSB e PCB e estávamos aguardando a decisão do PT para botar de vez o bloco na rua e ganhar as eleições”, disse. E completou: “Agora, vamos cimentar essa unidade, mobilizar a militância e contagiar a nossa Ilha Rebelde”.



A primeira atividade nesta nova fase está marcada para o dia 2 de maio, quando será realizada uma plenária com a participação de dirigentes e pré-candidatos a vereador dos quatro partidos para a instalação do Fórum São Luis Unida, Progressista e Popular. “Nosso objetivo é percorrer os bairros de São Luis para ouvir a população e fortalecer as pré-candidaturas a vereador dos partidos da frente de esquerda”, informa Márcio Jerry.



Defender o governo Lula


 


Em sua primeira entrevista coletiva como pré-candidato da aliança PCdoB/PT/PSB/PCB, Flávio Dino mostrou que pretende se consolidar como o candidato do presidente Luís Inácio Lula da Silva em São Luís. “O PT é o partido de Lula. O PCdoB é o único partido que esteve com o PT desde a primeira eleição de Lula. O PCB e o PSB também fazem parte do governo. Portanto, tenho legitimidade, tanto partidária, quanto de conteúdo para ser o candidato dele”, disse Dino.



O parlamentar recebeu a imprensa no Grand São Luís Hotel, hoje pela manhã, acompanhado de dirigentes petistas.



O discurso de Flávio Dino é todo direcionado à esquerda. Inclusive reforçando as críticas do PT pela hegemonia que detém o PSDB no governo Jackson Lago (PDT).



“A eleição municipal não pode ser desvinculada da eleição nacional. Não é que queiramos impedir o PSDB de ter presença no governo, mas não pode haver predominância. O PSDB é o principal adversário de Lula no âmbito federal. Jackson Lago é da base de Lula. Apenas defendemos que seja discutida novamente a participação dos partidos do campo democrático no governo”, disse.



Da redação,
com agências