Sem categoria

José Dirceu: Má fé e miopia na equipe econômica

Como não acredito em duendes, estou impressionado com a miopia e a má fé que vão tomando conta de algumas autoridades da equipe econômica do governo. Aos poucos impõem ao Brasil uma falsa questão, a da ameaça de inflação, quando todos sabemos que o ver

Não há risco inflacionário pela frente que o país não possa resolver com o aumento de investimentos e da produção. A menos que aceitemos a enganação do BC, não há a ameaça de a inflação ultrapassar o centro da banda.  Mesmo assim, o BC criou esse ambiente de pânico forçado, de medo da inflação.



Nem mesmo os aumentos de preço do barril de petróleo e dos alimentos podem nos levar a uma política monetária rígida ou contracionista, porque o país tem condições de aumentar a produção de petróleo e alimentos, como bem lembrou o presidente Lula. O chefe do governo, aliás, deixou clara esta sua opção pela não elevação dos juros e pelo esforço nacional pró aumento dos investimentos.



O câmbio supervalorizado mata  e já conhecemos sintomas disso. Ele esta sendo valorizado pela  política deliberada dos EUA, pela ação nefasta de nossa autoridade monetária, e pela falsa crença difundida e sustentada pela mídia e pelo chamado mercado de que não se pode fazer nada. 



Querem que acreditemos que só as forças do mercado arbitram o câmbio, o que todos sabemos não ser verdade. Basta ver o grau de intervenção das autoridades monetárias na economia dos EUA para fazer frente a crise imobiliária e financeira que tomou conta daquele país.



Mais juros, mais dólares, mais valorização do real, significam mais importações, menos exportações e déficit nas contas correntes. A continuar assim, vamos acabar importando inflação e dando razão aos que advogam por mais juros e menos crescimento. Até quando ?



Fonte: Blog do Dirceu